Fatores contingenciais e as influências para internacionalização das empresas familiares: um estudo no setor industrial

Contingency factors and the influences for internationalization of family businesses: a study in the industrial sector

Cheila Nunes dos Santos, Antonio Zanin, Silvana Dalmutt Kruger, Edicreia Andrade dos Santos

Resumo


Este artigo investigou quais fatores contingenciais são evidenciados como maiores influentes para a internacionalização das empresas familiares do ramo industrial localizadas na região sul brasileira. Para tal, aplicou-se uma survey a 51 empresas cujos dados foram tratados com técnicas de estatística descritiva e ranking médio. Os resultados evidenciaram os seguintes fatores contingenciais nas empresas que possuem iniciativas ou ações consolidadas: estratégia futura da empresa (87,5%); demandas de expansão dos negócios (87,5%), estratégia de fortalecimento da marca (75%); alternativa de crescimento de vendas (87,5%); e influência de processos aduaneiros e portuários (93,75%). De modo geral, os achados estão alinhados com a literatura da Teoria da Contingência, na qual as empresas podem reavaliar suas estratégias de gestão de modo a ampliar sua atuação internacional. Como sugestões de pesquisas futuras recomenda-se a análise de estudos de caso em indústrias que já possuem ações de internacionalização consolidadas para identificar especificidades e dificuldades do processo.


Palavras-chave


Teoria da Contingência; Indústrias; Tomada de decisão

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