As transformações no segmento de investimentos no Brasil: em busca de diferentes estratégias e modelos de negócios

Transformations in the investment segment in Brazil: different strategies and business models

Mirela Goulart Cunha, Janaína Maria Bueno

Resumo


Nas últimas duas décadas, o setor bancário em geral e, em especial, o segmento de investimentos têm experimentado mudanças a partir da forte influência tecnológica, regulatória e institucional em seus serviços e mercado. O objetivo deste artigo é analisar as mudanças ocorridas na dinâmica concorrencial no segmento de investimentos e comparar os diferentes modelos de negócios existentes a partir destas transformações. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se da revisão bibliográfica e documental, além de entrevistas com profissionais do segmento de investimentos, utilizando a análise de conteúdo como técnica para interpretação dos dados. Enquanto os bancos tradicionais possuem estruturas robustas e rotinas operacionais complexas com ampla base de clientes e funcionários sem especialização em produtos, os outros modelos crescem a partir de estratégias que aproveitam as lacunas do modelo de negócios dos bancos tradicionais como a especialização e uso intensivo de tecnologia de informação. Com contribuição, esta pesquisa colabora com a análise do papel das mudanças tecnológicas, regulatórias e institucionais na dinâmica concorrencial que impulsionaram o surgimento de outros modelos de negócios no segmento de investimentos. E sua relevância está presente não só na atualidade do tema como a consequente necessidade de pesquisas que ofereçam oportunidade de reflexão e ações diante do rápido movimento que vem ocorrendo no segmento, traduzido no surgimento de diferentes modelos de negócios e diferenciais competitivos.


Palavras-chave


Segmento de Investimentos; Modelos de Negócios; Estratégia Competitiva; Competitividade.

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