Ações estratégicas para o desenvolvimento de negócios em uma instituição de ensino privada: um relato de experiência de gestão

Strategic actions for business development in a private educational institution: a management experience report

Yuji Caiani Taniguchi, Adilson Caldeira

Resumo


O texto relata a ação intervencionista em uma instituição de ensino privada com o objetivo geral de formular e implementar estratégias para ampliar a eficácia de gestão em busca do desenvolvimento de negócios. Além das forças competitivas tradicionais as instituições educacionais privadas sofreram os efeitos da pandemia de COVID-19 no mercado. A análise das condições estruturais e das demandas de mercado possibilitou identificar aspectos que põem em risco sua sustentabilidade econômica. A partir da análise e diagnóstico da situação-problema, a intervenção proposta consiste em ações aplicadas à captação e redução da evasão de alunos e da inadimplência, por meio de adequações estruturais e, principalmente, da revisão do posicionamento estratégico. O projeto resultou em benefícios objetivos, ou mensuráveis, e subjetivos, que consistem em percepções de mudança comportamental. Dentre os objetivos, encontram-se o aumento da procura e concretização de matrículas. Quanto aos resultados não mensuráveis, observam-se melhorias perceptíveis na eficácia de gestão, favorecendo a competitividade do negócio. Os impactos já concretizados somam-se ao potencial de favorecimento da organização sob o ponto de vista (i) econômico; (ii) reputacional e (iii) comportamental. O relato da experiência, que resgata modelos propostos no ambiente acadêmico aplicados na prática, potencializa a expansão do conhecimento e evolução da tecnologia de gestão, por ser replicável em situações semelhantes, para criação de valor via oferta de soluções aos consumidores atendidos e à comunidade em geral, com satisfação de suas necessidades, ganhos em qualidade e geração de empregos.


Palavras-chave


Competitividade; Desenvolvimento de negócios; Gestão de instituições de ensino

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