Adoção das ferramentas de lean manufacturing: um estudo de caso na redução de retrabalhos e perdas em uma empresa papeleira

Adoption of lean manufacturing tools: a case study in reducing rework and losses in a paper company

Roberto Carlos dos Santos, Sandro Rautenberg

Resumo


Em tempos de acirramento de mercado, as organizações mantem-se competitivas por meio de investimentos em tecnologia ou mudanças na linha de produção, focando em uma produção mais enxuta. Em poucas palavras, as empresas evoluem ao adaptar-se a novas maneiras para realizar o trabalho. Para subsidiar a inovação e maximizar a produção com melhor aproveitamento de insumos, insere-se o conceito do Lean Manufacturing. Originalmente, o Lean Manufacturing surge na empresa Toyota, sendo reconhecido e utilizado por empresas em diversos ramos de atividade para otimizar os processos produtivos. Diante disso, objetiva-se implantar algumas ferramentas do Lean Manufacturing em uma empresa do ramo papeleiro, para identificar e eliminar os gargalos de produção, otimizando o fluxo manufatureiro. Na forma de um estudo de caso único, metodologicamente, este artigo retrata uma pesquisa aplicada, utilizando o modelo do CESM (Composição, Ambiente, Estrutura e Mecanismo) de Mario Bunge para entender o processo produtivo como um sistema e facilitar a análise e a compreensão dos fenômenos inerentes. Com base nos experimentos realizados, pontua-se que a adoção de ferramentas do Lean Manufacturing permite otimizar o processo produtivo da organização em investigação.


Palavras-chave


Lean Manufacturing. Produção. Otimização de Processos. Mario Bunge.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


DENNIS, P. Produção Lean Simplificada: Um Guia Para Entender o Sistema de Produ-ção Mais Poderoso do Mundo. São Paulo: Bookman, 2008.

DRUCKER, P. F.: Inovação e Espírito Empreendedor. Prática e Princípios. 2. ed. Pionei-ra, São Paulo, 1987.

OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção Além da Produção em Larga Escala. Por-to Alegre: Artes médicas, 1997.

ALBERTIN, M. R.; PONTES; H. L. J. Gestão de Processos e Técnicas de Produção Enxu-ta. Curitiba: Inter Saberes, 2016.

BUNGE, M. Emergencia y convergencia: novedad cualitativa y unidad del conocimiento. Barcelona: Gedisa. 2003.

BERTALANFFY, L. V. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 1977. 351.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A mentalidade enxuta nas empresas. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.

WERKEMA, M. C. C. Lean Seis Sigma- Introdução às ferramentas do Lean Manufactu-ring. v 04. Belo Horizonte, 2006.

REZENDE, D. M.; SILVA, J. F.; MIRANDA, S. M.; BARROS, A. Lean Manufacturing: redução de desperdícios e a padronização do processo. Disponível em:< https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/104157.pdf>. Acesso em: 12 de jun. De 2020.

RODRIGUES, M. V. Entendendo, aprendendo e desenvolvendo sistema de produção Lean Manufacturing. Rio de Janeiro: Elsevier,2014.

PEDRÃO, L. C. Gerenciamento de projetos Lean; utilização otimizada de recursos ga-rante sucesso na gestão de projetos. Disponível em:. Acesso em: 09 de jun. de 2020.

LOPES; T. O; FROTA, T. O do lean manufacturing para melhoria do processo de produ-ção em uma empresa de eletrodomésticos: um estudo de caso. Disponível em: . Acesso em: 09 de jun de 2020.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia. 6. ed. Belo Horizon-te: Editora de Desenvolvimento Gerencial Printed In Brazil, 1998.

BESSANT, J., CAFFYN, S., GILBERT, J., HARDING, R., & WEBB, S. Rediscovering Continuous Improvement. Technovation, 14(1), 17-29, 1994.

MINICUCCI, A. Técnicas do trabalho em grupo. 3ª ed., São Paulo, Atlas, 2001.

OSBORN, A. O Poder Criador da Mente: Princípios e Processos do Pensamento Criador do “Brainstorming”. Traduzido por E. Jacy Monteiro. São Paulo: Ibrasa editora, 1987.

DINIZ, G. C.; ROLDAN, L. W. B; NEVES, B. F. Brainstorming Em Prol Da Produtivi-dade: Um Estudo De Caso Em Três Empresas De Varginha/MG. 10/2009. Disponível em: < http://docplayer.com.br/9354127-Brainstorming-em-prol-da-produtividade-um-estudo-de-caso-em-tres-empresas-de-varginha-mg.html >. Acessado em jan. de 2021.

PILZ; D. M. Ferramentas Da Qualidade: Uma Aplicação Em Uma IES Para Desenvolvi-mento De Artigos Científicos; SIEF – Semana Internacional das Engenharias da FAHOR – 2011.

ALVES, J. B. M. Teoria Geral de Sistemas: Em Busca da Interdisciplinaridade. Florianó-polis: Instituto Stela. 2012.

SILVA, L. M.; VIANNA, W. B.; KERN, V. M. O sistemismo de bunge como base teórico-metodológica para pesquisa em ciência da informação. V. 22, n. 2, p. 140-164, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245222.140-164 Acesso em: 10 de jul. 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SHADISH, W. R., COOK, T. D.; CAMPBELL, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. California, Wadsworth Cengage Learning.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SILVA, D. & SIMON, F. O. Abordagem Quantitativa De Análise De Dados De Pesquisa: construção e validação de escala de atitude. Cadernos do CERU, 2(16), 11-27, 2005.

SHIBA, S.; GRAHAM, A.; WALDEN, D. TQM: Quatro Revoluções Na Gestão da Quali-dade. Artes Médicas, Porto Alegre, 1997.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo. Atlas, 2004.

SOKOVIÉ, M; JOVANOVIC, J; KRIVOKAPIC, Z; Basic Quality Tools in Continuous Improvement Process. Strojniški vestnik - Journal of Mechanical Engineering. 2009.

MARSHALL JUNIOR, I.; CIERCO, A. A.; ROCHA, A. V.; MOTA, E. B. Gestão da qua-lidade. Rio de Janeiro. FGV, 2006.




Direitos autorais 2023 Roberto Carlos dos Santos, Sandro Rautenberg

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.