Liderança, competências empreendedoras e inovação social: um estudo com gestores públicos

Leadership, entrepreneurial skills and social innovation: a study with public managers

Suzete Antonieta Lizote, Maria Leonia Alves do Vale Brasil, Marcos Aurélio Batista, Maria das Graças Corrêa Mendes

Resumo


A globalização tem provocado complexidade econômica, política e social na gestão das organizações, sejam com fins lucrativos ou não, e para se adaptarem elas têm se preocupado cada vez mais em procurar novos mecanismos de gestão. A administração pública, diante deste cenário, também foi desafiada a promover mudanças, sendo válido frisar que dentre tais modificações, há a exigência de novas práticas de liderança e competências empreendedoras que possam mobilizar políticas voltadas à melhoria nas relações do Estado com a sociedade, evidenciando o necessário envolvimento entre todos os atores desta dinâmica social.  O presente trabalho objetivou estudar o processo de inovação social na área da cultura, analisando as relações entre liderança e competências empreendedoras dos administradores públicos. Para tanto se escolheu como objeto para pesquisar um dos eventos desenvolvido pela Secretaria de Estado e Cultura do Estado do Amazonas: o Concerto de Natal. Os procedimentos metodológicos incluíram a abordagem qualitativa e quantitativa e a população investigada foram os gestores da secretaria até o nível de gerência. Também foram feitas observações de campo e entrevistas com empresas prestadoras de serviços. Os resultados permitiram identificar as práticas de lideranças exercidas pelos gestores; mapear suas competências empreendedoras; mensurar as relações entre esses constructos; e, aferir suas influências na promoção da inovação social analisando os eixos condições de vida e geração de trabalho e emprego. Com base nos achados pode-se concluir que existe associação entre os constructos considerados e que eles influenciam positivamente à inovação social.


Palavras-chave


Inovação Social, Liderança, Competências Empreendedoras.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


AGUIAR, M. A. F. de. Psicologia aplicada à administração: globalização, pensamento complexo, teoria crítica e a questão ética nas organizações. 3. ed. São Paulo: Excellus, 2002.

ANTONELLO, C. S. (2005). A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. In: RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências, (pp. 12-33). Porto Alegre: Bookman. 2005.

ARAÚJO, A. C. M.; OLIVEIRA, V. M.; CORREIA, S. N. Elementos da inovação social para a promoção do consumo sustentável: a validação de um framework com especialistas. Desenvolvimento em Questão, v. 20, n. 58, p. 1-22, 2022. Doi: http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11064

BABBIE, E. Método de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

BARAKAT, S. ; SANTOS, N. L.; VIGUELES, M. Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da Covid-19. Cadernos EBAPE.BR, v. 20, n. 4, p. 1-16, 2022. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120210129

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARNARD, C. I. The functions of the executive. Cambridge, Harvard University Press, 1938.

BASS, B. M. T. Bass & Stogdill´s handbook of leadership. New York: Free Press, 1990.

BERGUE, S. T. Gestão de pessoas: liderança e competências para o setor público. Brasília: Enap, 2019.

BIGNETTI, L. P.; SILVA, S. B. da. (2012). A inovação social e a dinâmica de inovação aberta na Rede Brasileira de Living Labs. IN: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2012.

BOYATZIS, R. E. The competent manager. New York: John Wiley & Sons, 1982.

BURNS, J. M. Leadership. New York. Harper & Row, 1978.

CAVES, R. Creative industries: contracts between arts and commerce. New York:, 2000.

CHURCHILL Jr., G. A. A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, v. 16, n. 1, p. 64-74, 1979. Doi : https://doi.org/10.2307/3150876

COOLEY, L. Entrepreneurship training and the strengthening of entrepreneurial performance. Final Report. Contract. Washington: USAID, 1990.

CORAZZA, R. I. Criatividade, inovação e economia da cultura: abordagens multidisciplinares e ferramentas analíticas. Revista Brasileira de Inovação, v. 12, n. 1, p. 207-231, 2013. Doi: 10.20396/rbi.v12i1.8649059

CRISES (Centre de recherch sur les innovations sociales). Rapport Annuel des actives dcientifiques du CRISES 2009 – 2010. Quebec, 2010.

D’AMARIO, E. Q.; COMINI, G. M. Inovação social nos empreendimentos sociais brasileiros: uma proposta de escala para sua classificação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, n. 1, p. 104-122, 2020. Doi: https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4037

DAMANPOUR, F. Organizational complexity and innovation: developing and testing multiple contingency models. Management Science, v. 42, n. 5, p. 693-715, 1996. Doi: https://doi.org/10.1287/mnsc.42.5.693

ELIAS, S.; BARBERO, A. C. Social innovation in a tourist coastal city: a case study in Argentina. Social Enterprise Journal, v. 17, n. 1, p. 44-62, 2021. Doi: https://doi.org/10.1108/SEJ-02-2020-0011

FERRARINI, A. V. Dossiê: inovação social. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, 2011.

FINNEY, S. J.; DISTEFANO, C. Non-normal and categorical data in structural equation modeling. In: Hancok, G. R. R. O. Mueleer. Structural equation modeling: a second course. Charlotte, NC: Information Age Publ. 2006.

HAIR Jr., J. F., et al. Análise multivariada de dados. 6. ed., Porto Alegre: Bookman, 2009.

HAUBRICH, G. F., et al. Reflexões sobre o trabalho no contexto contemporâneo da economia criativa. Organizações & Sociedade, v. 27, n. 93, p. 255-267, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1984-9270935

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

HOWKINS, J. Economia criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo, SP: M.Books, 2013.

KOUZES, J.; POSNER, B. O desafio da liderança. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

KOUZES, J.; POSNER, B. O desafio da liderança. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

KRIPPENDORF, K. Metodología de análisis de contenido. Teoría y práctica: Paidos, 1997.

LAZZERETTI, L.; CAPONE, F. Narrow or broad definition of cultural and creative industries: evidence from Tuscany, Italy. International Journal of Cultural and Creative Industries, v. 2, n. 2, p. 4-19, 2015.

LENZI, F. C. Os Empreendedores corporativos nas empresas de grande porte dos setores mecânico, metalúrgico e de material elétrico/comunicação em Santa Catarina: um estudo da associação entre tipos psicológicos e competências empreendedoras reconhecidas. Tese (Doutorado em Administração). Universidade de São Paulo, 2008.

LIBÓRIO, A., et al. Liderança escolar: qualidade que se aprende e desenvolve. In: BENTO, A.; MENDONÇA, A (Eds.) Educação em tempo de mudança: liderança, currículo, inovação, supervisão. Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira, 2. ed. 2010.

LIZOTE, S. A. Relação entre competências empreendedoras, comprometimento organizacional, comportamento empreendedor e desempenho em universidades. Tese (Doutorado em Administração e Turismo). Universidade do Vale do Itajaí, 2013.

LIZOTE, S. A., et al. Competências empreendedoras: um estudo com discentes do ensino médio. Revista de Gestão e Secretariado, v. 11, n. 3, p. 27-46, 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1103

LIZOTE, S. A.; ALVES, C. S. R.; CAVALHEIRO, C. C. Perceived organizational factor, internal marketing and organizational commitment in university teachers. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 13, n. 2, p. 88-107, 2019. Doi: https://doi.org/10.12712/rpca.v13i2.28209

LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A. Competências empreendedoras: um estudo com funcionários administrativos de uma empresa do ramo alimentício. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 1, p. 164-182, 2014. Doi: 10.12712/rpca.v8i1.323

MACLEAN, M.; HARVEY, C.; GORDON, J. Social innovation, social entrepreneurship and the practice of contemporary entrepreneurial philanthropy. International Small Business Journal, v. 31, n. 7, p. 747-763, 2013.Doi: 10.1177/0266242612443376

MAMEDE, M. I. de B.; MOREIRA, M. Z. Perfil de competências empreendedoras dos investidores Portugueses e Brasileiros: Um estudo comparativo na rede hoteleira do Ceará. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasilia, DF, Brasil, 2005.

MATOS, B. E. F. C de. Práticas de liderança do(a) directos(a): um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra. Dissertação de Mestrado em administração e Gestão Educacional da Universidade aberta de Portugal, Lisboa, 2011.

MAURER, A. M.; SILVA, T. N. Dimensões analíticas para identificação de inovações sociais: evidências de empreendimentos coletivos. BBR – Brazilian Business Review, v. 11, n. 6, p. 127-150, 2014. Doi: 10.15728/bbr.2014.11.6.6

MCCLELLAND, D. C. Entrepreneurship and achievement motivation: approaches to the science of sócio-economic development. In: Leygel, P (org.). Paris: UNESCO, 1971.

NIJNIK, M., et al. Can social innovation make a difference to forest-dependent communities? Forest Policy and Economics, p. 207-213, 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.forpol.2019.01.001

OLIVEIRA, A. F. M.; BEZERRA, F. A. Determinantes do nível de eficiência dos ministérios públicos estaduais brasileiros. Pensar Contábil, v. 20, n. 71, p. 44-52, 2018

OSLO MANUAL (1997). Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação, 1997 Disponível em: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf.

PACHECO, A.; SANTOS, M.; SILVA, K. Social innovation: what do we know and do not know about it. International Journal of Innovation and Learning, v. 24, n. 3, p. 301-326, 2018. Doi: https://doi.org/10.1504/IJIL.2018.094711

PEL, B.; et al. Unpacking the social innovation ecosystem: an empirically grounded typology of empowering network constellations. Innovation: The European Journal of Social Science Research, v. 33, n. 3, p. 311-336, 2020. http://doi.org/10.1080/1 3511610.2019.1705147

PETRY, J. F., et al. The creative economy: an ethnographic framework for handcrafts in the Alto Solimões region of the Brazilian Amazon. International Journal of Social Economics, v. 47, n. 12, p, 1651-1667, 2020. Doi: 10.1108/IJSE-04-2020-0262

POWER, D. (2011). Priority sector report: creative and cultural industries. the european cluster observatory, Europa Innova, 16, Luxemburg: EC, 2011.

QUINTELLA, H.; SOUZA, L.; COELHO, E. Alinhamento entre as práticas de liderança do mestre de produção na indústria automobilística e o modelo de Kouzes e Posner. Relatórios de pesquisa em engenharia de produção, v. 11, n. 7, p. 7-12, 2011.

ROCHA, T.; ANDREASSI, T. Experiência empreendedora no brasil e nos EUA: aspectos culturais e financeiros sob o ponto de vista de empreendedores brasileiros. Revista de Empreendedorismo e Gestão Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 361-383, 2020.

ROESCH, S. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso. São Paulo: Atlas, 1999.

ROUSSELLE, L. M. L'innovation sociale: au-delà du phénomène, une solution durable aux défis sociaux. Collection Working Paper, 2011.

SILVA, A.; SANTOS, E. C. D. Organizações enquanto práticas: uma análise narrativa no contexto da economia criativa local. Revista de Ciências da Administração, v. 24, n. 62, p. 65-82, 2022. Doi: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e67042

SILVA, J. F.; PENA, R. P. M. O “BÊ-Á-BÁ” do ensino em empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2, p. 372-40, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1403

SILVA, L. H., et al. Leadership studies in brazilian events: the walked paths. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 19, n. 2, p. 7-25, 2021. Doi: 10.5935/2177-4153.20210030

SPECKBACHER, G. Creativity research in management accounting: a commentary. Journal of Management Accounting Research, v. 29, n. 3, p. 49-54, 2017. Doi: 10.2308/jmar-51754

STEFANICZEN, J.; ZAMPIER, M. A. Competências dos profissionais de fisioterapia: estudo em um município da Região Centro Oeste do Paraná. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 11, n. 2, p. 33-57, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n2p3357

TARDIF, C. ; HARRISSON. D. Complémentarité, convergence et transversalité: la conceptualization de innovation sociale au CRISES. In: CRISES. Centre de Recherche Sur Les Innovations Sociales Cahiers du CRISES. Quebec, 2005.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. 2. ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.




Direitos autorais 2023 Suzete Antonieta Lizote, Maria Leonia Alves do Vale Brasil, Marcos Aurélio Batista, Maria das Graças Corrêa Mendes

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.