Indivíduos introvertidos no mercado da administração: um estudo com graduandos da Universidade Estadual Do Ceará

Introverted individuals in the business administration market: a study with undergraduates from the state university of Ceará

Claúdio Enzo Campos dos Santos, Ezequiel Alves Lobo

Resumo


Realizar e apresentar atividades em grupo, participar de processos seletivos e interagir no ambiente de trabalho, são atividades comuns para a maioria dos universitários. No entanto, para estudantes introvertidos é um grande desafio. O presente estudo tem como objetivo compreender como universitários com o perfil introvertido estão inseridos no mercado da administração, mais especificamente, entender como eles lidam com a introversão na universidade, em processos seletivos e no ambiente de trabalho. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa exploratória. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com três estudantes do curso de administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que duraram em torno de uma hora. A técnica de análise de conteúdo foi empregada para analisar os dados coletados. Os resultados indicam que atividades que coloquem os entrevistados em evidência, tais como o ambiente de sala de aula, a realização de trabalhos em grupos ou até mesmo para tirar dúvidas, o deixam desconfortáveis. Nos processos seletivos, foi relatada uma sensação de descômodo e o repasse de uma imagem de insegurança para os entrevistadores. Já no ambiente de trabalho, as barreiras para interação vão diminuindo com o passar do tempo, apesar de nem todas as organizações terem um plano de desenvolvimento individual para tanto.


Palavras-chave


Introversão; Extroversão; Universidade; Comportamento.

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