BENS COMUNS, PRODUTOS VERDES E CONSUMO: UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

COMMON GOODS, GREEN PRODUCTS AND CONSUMPTION: A MATTER OF ENVIRONMENTAL CONSCIOUSNESS

Ana Carolina Velozo, Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Silvio Roberto Stéfani

Resumo


Uma produção verde oferece ao mercado produtos menos agressivos ao meio ambiente, não prejudiciais à saúde e que possuem desempenho adequado quando comparado aos tradicionais. O objetivo principal deste trabalho foi identificar a percepção dos munícipes residentes na mesma cidade sobre a produção e consumo dos produtos verdes fabricados pela fosforeira em questão. A pesquisa foi classificada como qualitativa e interpretativista, pois foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas com munícipes de diversas idades e escolaridades e realizada análise de conteúdo em categorias de análises. As conclusões apontam que os entrevistados pouco compreendem a influência do seu consumo insustentável com relação às práticas coletivas, bem como o desfecho desse tipo de consumo para o bem comum. Aponta-se ainda para a aceleração da finitude dos bens comuns, como uma grande lacuna que deve ser estudada e incentivada como geração de conhecimento.


Palavras-chave


produtos sustentáveis, consumo consciente, economia verde, desenvolvimento comunitário

Texto completo:

PDF HTML

Referências


Afonso, A. C. B. (2010). O consumidor verde: perfil e comportamento de compra. Dissertação. Universidade Técnica de Lisboa: Lisboa.

Ahmed, B.; Kelman, I. Measuring community vulnerability to environmental hazards: a method for combining quantitative and qualitative data. Natural Hazards Review, v.19, n.3, 2018.

Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Berger, P.L.; Luckmann, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 2 ed. Lisboa: Dinalivros, 2004.

Borges, G. R.; Beuro, T. A.; Stoll, R. G.; Garlet, V. (2019). A influência do consumo sustentável na decisão de compra de produtos orgânicos. AOS, v.8, n.1, p. 129-144

Carrieri, A. P.; Luz, T. R. Paradigmas e metodologias: não existe pecado do lado de baixo do equador. In: XXII Encontro Anual da ANPAD, Foz do Iguaçu, 1998.

Dangelico, R. M.; Pujari, D.; Pontrandolfo, P. Green Product Innovation in Manufacturing Firms: A Sustainability-Oriented Dynamic Capability Perspective. Business Strategy and the Environment, v. 26, 490–506 (2017)

Godoy, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63. 1995.

Gonzaga, C.A.M.; Denkewicz, P.; Julião, R.P. Conservação, comunidades locais e território: natureza para quem? Geosul, v.36 n.79, 2021. DOI: 10.5007/-5230.20221771.e76757.

Gonzaga, C. A. M. Marketing verde de produtos florestais: teoria e prática. Revista Floresta, v. 35, n. 2, 2005

Hardin, G. The tragedy of the Commons. Science, v.162, p.1243-1248, 1968.

Hong, Z.; Wang, H.; Yu, Y. (2018) Green product pricing with non-green product reference. Transportation Research Part E, v. 115, p. 1–15

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2019), “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods12.html.

Mondini, V. E. D.; Borges, G. R.; Mondini, L. C.; Tomio Dreher, M. T. Influência dos fatores consciência ambiental e hábitos de consumo sustentável sobre a intenção de compra de produtos ecológicos dos indivíduos. RPCA, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2018, p. 117-129

Ostrom, E. et al. Revisiting the Commons: local lessons, global challenges. Science, v.284, p.278-282,

Ostrom, E. Background on the Institutional Analysis and Development Frameworkp. The Policy Studies Journal, vol. 39, nº 1, 2011

Ottman, J. A. (1994). Marketing verde. Sao Paulo: Makron Books, 190p.

Ottman, J. A. (1992) Industry's response to green consumerism. Journal of Business Strategy, v. 13, n. 4, p. 3-7.

Pagliacci, M., Manolică, A., Roman, T. e Boldureanu, G., 2019. Os Consumidores de Produtos Verdes. O Caso dos Condados da Moldávia Romena.Anfiteatro Econômico, 21 (Especial No. 13), pp. 830-844.

Pereira, S. C. F. S. (2017) Análise da consciência ambiental e do consumo verde em portugal: fatores comprobatórios e perfil de consumidor verde. Dissertação. Universidade Nova de Lisboa: Lisboa.

Polonsky, M. J.; Rosenberger III, P. J.; Ottman, J. (1998) Developing green products: learning from stakeholders. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 10, n. 1, p. 22-43.

Robertson, R. Humanity for itself? Reflections on climate change and the Covid-19. Globalizations,

v.18, n.5, p.762-770, 2021. https://doi.org/10.1080/14747731.2020.1842684.

Silva, A. L. E. et al. (2017) Contribuições da produção mais limpa, ecoeficiência e sustentabilidade como alternativas de agregação de valor para uma cooperativa de materiais reciclados. Revista Desafio Online, v. 5, n. 2.

Silva, A. W. P. et al. Quem é o Consumidor Sustentável? Uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional Sobre os Fatores Influenciadores do Consumo Sustentável. Revista Desenvolvimento em Questão, n. 45, 2021.

Stavins, R. N. The problem of the Commons: still unsettled after 100 years. In: Stavins, R. N. Economics of climate change and environmental policy: selected papers of Robert N. Stavins, 2000-2011. Northampton, Mass: Edward Elgar, 2013

Valenga, A. C. V.; Costa, Z. F. Produção de fósforos ecológicos: um caminho para a sustentabilidade organizacional. Atlântico Business Journal, v. 4, n. 1, 2020

Valenga, A. C. V.; Costa, Z. F.; e Mulina, F. F. ECOINOVAÇÃO: DETERMINANTES NA PRODUÇÃO DE FÓSFOROS ECOLÓGICOS. In: Congresso Internacional de Administração, ADMPG, Ponta Grossa, 2021

Xie, X.; Huo, J. e Zou, H. (2019), “Inovação de processo verde, inovação de produto verde e desempenho financeiro corporativo: um método de análise de conteúdo”. Journal of Business Research, v. 101, p. 697–706

Yang, R.; Tang, W.; Zhang, J. (2021) Technology improvement strategy for green products under competition: The role of government subsidy. European Journal of Operational Research, v. 289, p. 553–568




Direitos autorais 2025 Ana Carolina Velozo, Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Silvio Roberto Stéfani

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.