Contabilidade Gerencial e Mercado de Capitais: o preço das ações em mercado é mais bem explicado por indicadores internos da empresa ou por indicadores externos?

Marcos Roberto Kühl, Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, Ademilson Rodrigues Santos

Resumo


Em mercados efi cientes as informações são prontamente assimiladas pelos investidores e automaticamente refl etidas nos preços de mercado das ações. Na prática, não se sabe se os investidores assimilam essas informações automaticamente, e tampouco se todas causam o mesmo impacto na percepção do investidor e no preço das ações. Diante disto, este estudo buscou verifi car se o preço das ações negociadas na BOVESPA, no período de 1994 a 2004, é mais bem explicado por indicadores internos da empresa ou por indicadores externos. Assume como hipótese inicial que os indicadores internos têm maior poder de explicação dos preços. Trata-se de estudo descritivo, com pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados é econométrica, por meio do cálculo dos coeficientes de correlação e de determinação. Para testar a hipótese foram selecionados oito indicadores internos e cinco externos. Aqueles foram extraídos dos demonstrativos contábeis e estes do próprio mercado. Os resultados indicam, de forma incipiente, que os indicadores externos, no caso o índice IBOVESPA e o índice de inflação IGP-DI, explicam melhor o preço de mercado das ações. Dos internos, o indicador de rentabilidade do patrimônio líquido foi o que apresentou melhores resultados, mas aquém dos dois indicadores externos. Para afirmações conclusivas se faz necessário ampliar os estudos.

Palavras-chave


Contabilidade Gerencial; Mercado de Capitais; Indicadores Internos e Externos

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