A intensão empreendedora no ambiente universitário: caso UNICENTRO

Marilene Bronoski

Resumo


A liberação cada vez maior de postos de trabalho tornando excedente um grande número de profissionais e não absorvendo parcela signifi cativa dos que, anualmente se colocam à disposição das organizações, tem exigido da sociedade em geral e das instituições de ensino superior em particular, uma mudança de comportamento e competências, fazendo frente à visão tradicional do emprego. Cabe às IES, no cumprimento de sua função de formação dos alunos como contribuintes sociais e geradores de riqueza, capacitá-los e estimulálos a iniciativas empreendedoras, de maneira que, administrarem seus próprios negócios desponte como uma alternativa lucrativa e realizadora. Este artigo retrata o resultado de uma pesquisa realizada com uma amostra de seiscentos e vinte e cinco acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste, município de Guarapuava – PR, tendo como objetivo principal a identificação do potencial empreendedor e a eventual contribuição de disciplina específi ca no projeto pedagógico do curso para isto.        Verificou-se que, em média, um em cada três acadêmicos deseja ter seu próprio negócio e que o curso de Administração, seguido pelo de Ciências Contábeis, ambos com disciplinas e conteúdos específicos sobre a criação e desenvolvimento de novos negócios são os de maior potencial empreendedor entre os formandos. Comparando-se com os resultados de uma pesquisa similar realizada na Fundação Álvares Penteado para o curso de Administração, observou-se que os alunos da Unicentro são mais propensos ao empreendedorismo.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Emprego e Trabalho; Potencial Empreendedor

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.