Aplicações de inteligência artificial para gestão do conhecimento nas organizações: um estudo exploratório

Wagner Igarashi, Sandro Rautenberg, Luciano Frontino Medeiros, Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Neri dos Santos, Francisco Antônio Pereira Fialho

Resumo


Este estudo reconhece a importância das pessoas no processo de Gestão do Conhecimento e compreende que em última instância este se deve a elas. Entretanto, enfoca o aspecto do uso das capacidades da organização e ferramentas que possam habilitar tais capacidades, relacionando-o especifi camente à Inteligência Artificial (IA) e às ferramentas que auxiliam na Gestão do Conhecimento. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa exploratória, a qual contou com pesquisa bibliográfi ca, segmentada em dois momentos: (a) apresentar os conceitos de Gestão do Conhecimento e IA; e (b) explorar a relação entre ambas. Para tanto se realizou uma pesquisa junto ao site de periódicos da CAPES, entre 2005 e 2006. Foram encontrados 12 periódicos, dos quais foram extraídos 40 artigos. Dos 40 artigos 17 estavam alinhados ao objeto de estudo dentre os quais merecem destaque 4, os quais demonstraram ferramentas de IA apoiando o processo de Gestão do Conhecimento.

Palavras-chave


Inteligência Artificial; Gestão do Conhecimento

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.