Aprendizagem sob o olhar dos executivos: um estudo de organizações que pretendem se destacar pela qualidade do ambiente de trabalho

Sandra Mara Andrade, Lina Eiko Nakata

Resumo


Considerando o conhecimento como recurso essencial para gerar vantagem competitiva nas organizações, diversos autores descrevem a importância de se criar ambientes que privilegiem a aprendizagem no local de trabalho. Sendo assim, o problema da pesquisa deste artigo é identificar qual a percepção dos executivos sobre o ambiente de aprendizagem nas organizações que atuam. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, e desenvolvida para a coleta de dados de uma pesquisa de levantamento, com 550 organizações, obtendo um total de respondentes de 10.509 executivos. Apresentou-se, então, uma breve caracterização do perfil dos executivos pesquisados e realizou-se uma comparação da percepção dos executivos com os demais empregados. Um dos principais resultados destaca que os executivos apresentam percepção média mais positiva sobre o ambiente de aprendizagem do que os outros. Dentre as variáveis estudadas as duas maiores diferenças encontram-se nos itens referentes ao reconhecimento ao realizar um bom trabalho, e à crença de oportunidade de fazer carreira na organização. Com relação ao perfil e à percepção do ambiente de aprendizagem verifica-se que os homens apresentam percepção mais positiva que as mulheres, e que as pessoas mais velhas e as que têm mais tempo de casa também a percebem em nível mais alto.

Palavras-chave


Gestão de Pessoas; Executivos; Ambiente de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.