A inovação sob a perspectiva de imagens da organização: uma análise teórica

Ana Laura Crisci Bertone, Mayra Suelen de Lima Carvalho, Neila Conceição Viana da Cunha

Resumo


Para que a inovação seja alcançada por uma empresa, é importante que seja criado um ambiente favorável a geração de novas idéias. A visão da empresa por diferentes perspectivas pode ajudar os gestores a entender o ambiente organizacional e desenvolver práticas que permitam a geração de inovação. Neste contexto, o artigo se propõe a entender o ambiente organizacional através de algumas imagens da organização propostos por Morgan (2007) e analisar como essas diferentes imagens podem contribuir para a que a empresa se consolide como inovadora. O estudo é do tipo exploratório e de caráter qualitativo. Trata-se de um ensaio teórico com base na literatura sobre inovação e imagens da organização. Foi realizada uma análise de conteúdo de fontes secundárias, em especial livros e periódicos sobre os temas em questão. Os resultados do artigo mostram que a combinação de diferentes imagens organizacionais pode facilitar a formação de um ambiente propício à inovação. Como contribuição teórica, o artigo mostra que a percepção de diferentes imagens facilita a compreensão do processo de geração de inovação e permite uma atitude pró-ativa por parte dos gestores, moldando um ambiente propício para a geração de novas idéias.


Palavras-chave


Inovação; imagens da organização; perspectivas de inovação

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.