Causalidade e motivação em Ideen II

Sanqueilo de Lima Santos

Resumo


Em Ideen II (publicado em 1930, mas redigido inicialmente em 1912), Edmund Husserl, por meio das reduções, tematiza o sentido das objetividades constituídas no mundo da realidade natural e no mundo espiritual (geistige Welt). Sem considerar, por hora, a questão da atitude natural ingênua e a do Lebenswelt, o sentido de cada nível de objetividade é exposto em correspondência com as ciências da natureza e as ciências do espírito. Além disso, esse escrito se compromete com o estatuto da natureza com respeito ao espírito e vice-versa, a ponto de ser afirmada a “preeminência ontológica do espírito sobre a natureza”. Um dos aspectos sob os quais o mundo espiritual se distingue do mundo da natureza consiste em que as objetividades do primeiro se estruturam de acordo com a legalidade da motivação. Já os objetos apreendidos dentro da atitude naturalista são explicados, em suas propriedades e em suas dependências recíprocas, por meio da causalidade matematizável. Ora, no caso específico do homem, os dois tipos de apreensão podem levar à sua inserção entre os objetos da natureza, ou, diversamente, no mundo da cultura, e essa é a origem dos problemas ligados ao psicologismo, ao estatuto da psicologia e da própria fenomenologia. Nosso propósito é, primeiro, resgatar os traços mais importantes que marcam a causalidade e, em seguida, deter-se em um dos importante temas abordados por Husserl na III Parte de Ideen II, para elucidar a motivação: a compreensão (e a expressão).


Palavras-chave


causalidade; motivação; mundo espiritual

Texto completo:

PDF


 

ISSN 2179-9180

 

 

 
 
Image result for logo latindex
Image result for indexador de revistas
 
Image result for sumários.org
 
 
 
 Image result for qualis capes