O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA INDÍGENA BILÍNGUE DA TERRA INDÍGENA APUCARANINHA

Luana Camila Costa, Isabella Medeiros Ferro

Resumo


Este artigo é resultado de um trabalho realizado com professores de uma escola pública Kaingang localizada na Terra Indígena (TI) Apucaraninha e tem como intuito fazer um breve levantamento, com base nas teorias sociolinguísticas que permeiam as políticas linguísticas e as atitudes linguísticas (CALVET, 2007; MORENO FERNÁNDEZ, 2009; OLIVEIRA, 2003), acerca das atitudes dos professores perante o ensino bilíngue nesta escola. Foi elaborado um questionário com 33 questões; com as respostas coletadas, viu-se que o ensino de Língua Portuguesa nesta escola precisa ser mais bem desenvolvido, tanto no preparo e permanência dos professores quanto no desenvolvimento de materiais didáticos, a atitude dos professores tem uma valoração negativa, pois o ensino da Língua Portuguesa é socialmente impositivo, sobrepondo-se à língua materna dos alunos.

Palavras-chave


Atitudes linguísticas; Bilinguismo; Kaingang.

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