2009: o ano da reafirmação da multidisciplinaridade da saúde

Emerson Carraro

Resumo


A Revista Salus vem neste novo fascículo comunicar mais um passo na busca por uma via de comunicação científica da mais alta qualidade, que é a totalidade do processo de submissão e avaliação de novos manuscritos pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER). Assim, a comunicação entre editores e autores se torna mais rápida, garantindo maior agilidade no processo de avaliação dos manuscrito e maior rapidez na publicação das novas edições.

            Com mais este fascículo a Revista Salus fecha o ano de 2009, um ano em que a capacidade de trabalho conjunto entre as diferentes profissões da área de saúde foram postas à prova durante a pandemia causada pelo vírus Influenza A H1N1. Reafirmando assim a necessidade de vias de comunicação e divulgação de trabalhos envolvendo as diferentes áreas da saúde, com abordagens assistenciais e científicas, uma característica importante que o leitor da Revista Salus tem conferido, desde sua criação.

Nesse fascículo 2 do volume 3 da Revista Salus os leitores encontrarão quatro trabalhos originais da área de nutrição que envolvem aspectos relacionados à qualidade sensorial, porcionamento e valor calórico e aspectos de segurança alimentar direcionados para crianças, agricultores e em unidade de alimentação empresarial. Além dos trabalhos voltados para a atuação de campo dos nutricionistas, também há um trabalho realizado em modelo experimental com animais de laboratório avaliando os diferentes efeitos sobre a suplementação com diferentes tipos de gorduras.

            Abrangendo mais a relação da saúde com o modo de vida do ser humano este fascículo apresenta também dois estudos originais. O primeiro, um trabalho realizado em praças públicas avaliando a contaminação ambiental com parasitas de importância para a saúde humana e o risco de aquisição destes por seus frequentadores. Na mesma linha, outro estudo envolvendo a saúde com a ocupação profissional, um trabalho na área da psicologia avaliando o nível de estresse dos agentes comunitários.

            Para desfecho, duas revisões de literatura. Uma revisão sobre a aplicação prática da ferramenta do recurso fotográfico no apoio ao profissional da área de nutrição, em consonância com a maioria dos trabalhos originais deste volume. Ainda, uma última revisão sobre a aplicação de uma terapia não convencional e que ainda não é totalmente aceita por todos os profissionais da área de saúde, demonstrando a ampla aplicação da homeopatia no campo das doenças veterinárias.

Palavras-chave


farmacia

Texto completo:

PDF


Rev Salus, ISSN 1980-2404, Guarapuava - PR, Brazil