AÇÕES EDUCATIVAS NA SAÚDE DA CRIANÇA: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Nelma Ellen Zamberlan-Amorim, Jaqueline Weber, Paola Dias de Moraes, Thalita Marinhovieira, Caroline Camilo

Resumo


O artigo apresenta a experiência da atuação fonoaudiológica em uma escola de educação infantil do interior do Paraná, vinculado ao Estágio Curricular Supervisionado de Fonoaudiologia Educacional da UNICENTRO-PR. O trabalho pauta-se numa visão de saúde articulada à qualidade de vida e concebe a educação como diálogo, troca de experiência, parceria, respeito ao outro, reflexão, problematização da realidade e busca de alternativas/escolhas possíveis. A experiência valoriza a riqueza da dimensão educativa da saúde, consolidando-se como campo estratégico para a formação profissional e o desenvolvimento do modelo de atenção pautado na integralidade e na articulação teórico-prático em prevenção e promoção da saúde. No ensino, a experiência estimula uma nova sensibilidade na cultura profissional, capaz de incluir o outro e seus saberes, considerando a realidade das condições ambientais, socioeconômicas e culturais. Na escola, o trabalho desenvolvido representa a aproximação à participação dos alunos, professores e estagiários, fortalecendo o compromisso com assistência de qualidade, centrada no vínculo, na responsabilização e na partilha dos desafios à qualidade de vida e saúde do escolar.


Palavras-chave


Fonoaudiologia Educacional; Saúde Coletiva; Educação em Saúde



Rev Salus, ISSN 1980-2404, Guarapuava - PR, Brazil