A Educação em Saúde como Instrumento para Promover o Uso Racional de Medicamentos

Wanice Winckler Bicudo, Fábio Arlindo Silva, Lucia Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo descrever o conhecimento científi co sobre o uso racional de medicamentos. Trata-se de revisão de literatura realizada entre novembro de 2005 a julho de 2006, por meio de consulta às bases de dados SciELO e Portal de Periódicos CAPES, e busca manual em acervos de biblioteca pública e privada, a partir dos descritores: medicação, auto-medicação, educação em saúde. A maioria das publicações são artigos de pesquisas realizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil, em unidades básicas de saúde, publicados predominantemente nos últimos cinco anos. As ações identifi cadas para promover o uso racional de medicamentos foram centradas na educação em saúde, com enfoque para as responsabilidades relacionadas à mídia, às pesquisas, ao contexto sociocultural, aos profi ssionais da saúde e da educação e à população. Acredita-se que as pesquisas sobre o tema devem ser priorizadas no campo da saúde e da educação, já que por meio de investigações podem ser obtidos parâmetros mais concretos sobre onde se encontram as defi ciências do cotidiano profissional.


Palavras-chave


uso de medicamentos; educação em saúde; atenção primária à saúde.

Texto completo:

PDF


Rev Salus, ISSN 1980-2404, Guarapuava - PR, Brazil