Algumas relações entre progressões aritméticas de primeira ordem e sequências de ordem superior

Marcelo Wachter Maroski

Resumo


O presente trabalho dá continuidade a uma pesquisa sobre progressões aritméticas que já teve alguns de seus resultados publicados em outras oportunidades. Neste artigo são apresentadas as definições de progressão aritmética geradora e associada, enfatizando a relação existente entre as suas razões e como o triângulo de Pascal pode ser aplicado nessa situação. Adicionalmente, propõe-se uma expressão algébrica para calcular a soma dos n primeiros termos de uma progressão de segunda ordem, cujo desenvolvimento permite discutir um procedimento para obter progressões de ordem k a partir da soma dos termos de uma sequência de ordem k – 1. Assim, através dos tópicos contemplados neste artigo, pretende-se demonstrar as relações existentes entre progressões aritméticas de primeira ordem e sequências de ordem superior considerando a razão e a soma dos termos.


Palavras-chave


Triângulo de Pascal; Razão; Polinômio; Soma de Termos

Texto completo:

PDF

Referências


IEZZI, Gelson. HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática elementar: sequências, matrizes, determinantes e sistemas. 8. ed. São Paulo: Atual, 2013. 282 p.

LOPES, Luís. Manual de progressões. Rio de Janeiro: Interciência, 1998. 126 p.

HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática elementar: combinatória e probabilidade. 8. ed. São Paulo: Atual, 2013. 204 p.




Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO