Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching

Marcos Cesar Danhoni Neves, Fabiano Cesar Cardoso, Fábio Sussumu Sakai, Paulo Roberto Veroneze, Acácio Andrade, Hilton Souza Bernabé

Resumo


O presente trabalho descreve uma proposta alternativa para o ensino de F´ısica e da
Hist´oria da Ciˆencia usando filmes de fic¸c˜ao cient´ıfica. Esta proposta foi desenvolvida para
o Ensino M´edio, universit´ario e para cursos de atualiza¸c˜ao de professores-em-servi¸co. Um
v´ıdeofilme (de 15 minutos de dura¸c˜ao) foi produzido no sistema NTSC com trechos de v´arios
filmes cl´assicos de filmes de fic¸c˜ao cient´ıfica. Os “fenˆomenos f´ısicos” apresentados nesses
filmes se constituem em uma forma poderosa para se explorar as id´eias do senso comum
de estudantes e professores sobre conte´udos e temas espec´ıficos e, tamb´em, para explorar o
desenvolvimento de quadros conceituais na Hist´oria da Ciˆencia.

Palavras-chave


ensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visual

Texto completo:

PDF


Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO