Experiments for an innovative approach to physics

A. Albanese, C. Cicognetti, M. C. Danhoni Neves2, M. Vicentini

Resumo


O estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemática
de uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificar
diferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitável
discutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importante
propor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular os
estudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologia
foi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentado
com grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. A
meta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo de
ciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidas
a conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.
A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de uma
maneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentos
na ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a função
de resposta, o uso da transformada de Fourier).

Palavras-chave


Metodologia didática; educação científica; experimentos

Texto completo:

PDF


Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO