SEOS - Earsel’s project on science education through earth observation for high schools

SEOS - Projeto EARSeL de educação científica para escolas de ensino médio, através de conhecimentos de observação da terra

Rainer Reuter

Resumo


SEOS is an initiative for using remote sensing in science education curricula in high schools funded under the 6th Framework Programme of the European Commission (EC). Eleven partners from several European countries, in cooperation with the European Space Agency (ESA) and teachers from European high schools, created e-learning tutorials for science students in high schools. The tutorials cover many disciplines such as physics, biology, geography, mathematics and engineering, emphasising the interdisciplinary character of remote sensing. They are the core element of the SEOS Learning Management System, allowing teachers to create their own courses, to distribute already available or new worksheets to the students for homework and to collect the results. Forums are available for teachers, students and other users to exchange information and discuss topics relevant for their study.

Resumo

SEOS é uma iniciativa em ciência da educação para a utilização de sensoriamento remoto nos programas curriculares em escolas de nível médio, financiadas no âmbito do 6 º Programa da Comissão Europeia (EC). Onze parceiros de vários países europeus, em cooperação com a Agência Espacial Européia (ESA) e com professores de escolas européias de nível médio, criaram cursos-tutoriais de aprendizagem a distância para estudantes de ciências em escolas de ensino médio. Os tutoriais abrangem muitas disciplinas, como física, biologia, geografia, matemática e engenharia, enfatizando o caráter interdisciplinar do sensoriamento remoto. Essas disciplinas formam a base central do Sistema de Gestão de Aprendizagem a Distância SEOS, permitindo que professores criem seus próprios cursos, distribuindo material didático especializado e proporcionando interações via e-mail, para os alunos como tarefas de casa, recolhendo-se posteriormente os resultados. Fóruns estão disponíveis para professores, estudantes e outros usuários para trocar informações e discutir temas relevantes para continuidade desse tipo de transferência do conhecimento e por conseguinte, capacitação de competência.


Palavras-chave


Science education; eLearning; remote sensing tutorials; earth observation.

Texto completo:

PDF


AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4