Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Training and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul

Alessandra Ribeiro de Moraes, Mikaelly Nayara Santos

Resumo


O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental surgiu com o intuito de formar profissionais para atuarem em diversas áreas voltadas para o meio ambiente, sendo a administração pública uma das possibilidades de atuação profissional. Com o objetivo de analisar o conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de alguns concursos públicos relacionados à atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental, foi elaborada uma base de dados com as provas aplicadas no ENADE nos anos de 2010 e 2013, além de 30 provas de concursos públicos para cargos relacionados à atuação do gestor ambiental, em âmbito nacional, no período de 2004 a 2013. Em seguida, procedeu-se a identificação dos temas de acordo com a Tabela Área de Conhecimento do CNPq e, posteriormente, as análises referentes ao enfoque e a proporção dos temas nas avaliações. Finalmente, os temas foram confrontados com a matriz curricular do projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Groso do Sul, como estudo de caso. A grande área com maior destaque foi Ciências Ambientais, com cerca de 50% do total de questões, tanto no ENADE, quanto nos concursos. Em relação ao projeto pedagógico, foi possível constatar que todas as grandes áreas estão contempladas; entretanto, nem todas as áreas e subáreas identificadas nessa pesquisa são abordadas diretamente durante a formação do gestor ambiental da referida instituição.

Abstract

The course of Technology in Environmental Management has the purpose of training professionals to work in several environmental areas, including public administration. With the objective of analyzing the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from some public tenders related to the performance of environmental management technologist, it was developed a database with ENADE examinations applied in 2010 and 2013, and 30 examinations of public tenders for positions of environmental manager applied in a national scope from 2004 to 2013. Next, based on the database, themes were identified according to the Table of Knowledge Areas of CNPq, followed by the analysis of approaches and proportions of the themes used in the examinations. Finally, themes were compared with the core curriculum of the educational project of the Environmental Management Technology Course of the State University of Mato Grosso do Sul, as a case study. The results showed that the most prominent area was Environmental Sciences, with about 50% of questions, both in ENADE and in public tenders. Regarding the educational project of the institution, all major areas are addressed, but not all areas and sub-areas identified in this investigation are directly addressed during the training of the environmental manager.


Palavras-chave


Ciências Ambientais, Legislação Ambiental, Engenharias, Projeto Pedagógico

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AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4