Educomunicação: um campo em construção – Reflexões sobre os trabalhos apresentados no XIV e XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental

Educommunication: a build in field – Reflections on the papers presented at the XIV and XV Paranaense Meeting of Environmental Education

Josmaria Lopes de Morais, Solange Reiguel Vieira

Resumo


Este relato resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os trabalhos apresentados durante a realização do XIV e XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), no Eixo Temático Educação Ambiental, Mídias e Educomunicação, e compreender de que modo a Educomunicação tem sido concebida por seus autores. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado a partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica nos Anais dos Eventos e em publicações relacionadas à Educação Ambiental e Educomunicação. Os trabalhos pesquisados foram submetidos a uma análise de conteúdo utilizando a metodologia proposta por Laurence Bardin. Foi possível veri􀅀car que os trabalhos são bastante heterogêneos no que diz respeito à abordagem da Educomunicação, não sendo possível, em vários casos, entender a representação social do tema e os conceitos utilizados pelos autores. Essas questões indicam que os trabalhos apresentados não esclarecem o conceito de Educomunicação. Diante de tais dados, entende-se que o motivo é que a Educomunicação, além de ser um campo relativamente novo, traz em si uma dimensão complexa. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o potencial deste campo, bem como incentivar o desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas entrelaçando a Educomunicação com a Educação Ambiental.


Palavras-chave


Educomunicação; Mídias; Educação Ambiental; EPEA.

Texto completo:

PDF


AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4