Caracterização e aceitação sensorial de frozen yogurt formulado com polpa de laranjinha de pacu (Pouteira glomerata (Miq.) Radlk) e culturas probióticas.

Lívia Maria Serpa Nogueira, Priscila Silva Figueiredo, Camila Jordão Candido, Luciana Miyagusku, Raquel Pires Campos, Priscila Aiko Hiane, Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, Amauri Ernani Torres Aréco

Resumo


O objetivo deste trabalho foi elaborar e avaliar um frozen yogurt com polpa de laranjinha de pacu concentrada e culturas probióticas lioflizadas (Lactobacillus acidophilus e Bifdobacterium sp.). A composição físico-química da polpa de laranjinha de pacu e do produto elaborado foi determinada, assim como análise microbiológica e sensorial. Os teores de sólidos totais, proteínas e gordura do frozen yogurt encontrados estão de acordo com o estabelecido pela legislação vigente para gelados comestíveis. Em relação à análise microbiológica, após 30 dias de armazenamento, o mesmo apresentou número de células viáveis necessárias para ser caracterizado como produto probiótico. Assim, o frozen yogurt formulado constitui-se em um alimento probiótico com alto valor nutricional e funcional, e índice de aceitabilidade superior a 80% nos atributos avaliados: sabor, aroma, textura e aparência.




Palavras-chave


Pouteira glomerata (Miq.) Radlk.; Alimento funcional;Bactérias probióticas.

Texto completo:

PDF


AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4