Análise do risco potencial à erosão em aterro de resíduos sólidos através de aerolevantamentos com veículo aéreo não tripulado e técnicas de álgebra de mapas

Alexandre Felipe Bruch, Angélica Cirolini, Marciano Carneiro, Marcos Phillipe Guimarães Faria

Resumo


Na perspectiva da análise ambiental, uma das temáticas mais relevantes na atualidade está relacionada com a deposição de resíduos sólidos. Mesmo que a deposição seja feita de maneira correta, problemas geotécnicos podem ocorrer em projetos de aterros sanitários. Desta forma, este trabalho tem como objetivo a análise do potencial risco à erosão no aterro sanitário desativado do município de Rosário do Sul/RS. Para tanto, primeiramente foi realizado um reconhecimento de campo com o intuito de avaliar a existência de processos erosivos instalados e as possíveis áreas a serem atingidas. Conseguinte, foi realizado um levantamento de pontos de controle com receptor GNSS de dupla frequência, um aerolevantamento com VANT para o reconhecimento da área e a Modelagem Numérica da Superfície. Os dados fotogramétricos foram mosaicados no programa PhotoScan e exportados para o programa Spring onde foram gerados os mapas intermediários de orientação de vertentes, declividade, curvatura horizontal e vertical do relevo. Por fim, foi gerado o mapa de potencial risco à erosão através da ferramenta de álgebra de mapas. Os resultados demonstram que a declividade dos taludes é o fator que mais impacta no potencial à erosão do aterro sanitário, sendo que foram encontradas declividades maiores que 45% nos taludes com maior amplitude topográfica, podendo ocasionar processos erosivos e até rupturas de talude em locais, principalmente onde a curvatura horizontal é convergente e a vertical é côncava. Conclui-se nesta pesquisa que os taludes do aterro sanitário devem ser constantemente monitorados e os que apresentam processos erosivos instalados sejam revegetados na busca da estabilização das células. Deve-se também elaborar um plano de alerta para a área circunvizinha, visto a significativa área residencial a ser impactada pelo possível rompimento dos taludes, principalmente nas vertentes Nordeste, Leste e Sudeste.

Palavras-chave


Aterro Sanitário; Taludes; Risco à Erosão

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, C. T. Geoprocessamento aplicado ao mapeamento geotécnico em escala regional – o caso da serra de Baturité, CE. 2014. 218 f. Tese Doutorado) - Curso de Pósgraduação em Geologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

BENVENUTO, C. Estabilidade geotécnica de aterros sanitários. I Seminário sobre Geomecânica dos Resíduos Sólidos Urbanos, 2012.

BISPO, P. C.; ALMEIDA, C. M.; VALERIANO, M. M. Análise de suscetibilidade aos movimentos de massa em São Sebastião (SP) com o uso de métodos de inferência espacial. Revista Geociências, UNESP, v. 30, n.3, p. 467 – 478, 2011.

BRUCH, A. F.; CIROLINI, A. ; THUM, A. B. ; CARNEIRO, M. Avaliação da Acurácia das Cubagens de Volumes de Mineração através de Levantamentos Convencionais e Fotogramétricos. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 12, n. 1. p. 283-298, 2019.

CARMO, A. M. Utilização do geoprocessamento como subsidio para análise morfométrica e de risco geológico das serras da porção sul do Maciço Central do Ceará. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Geologia, Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. 126f.

DJI. PHANTOM 4 SPECS. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2019.

EFFGEN, J. F. Análise da Distribuição de Áreas Suscetíveis a Movimentos de Massa na Região Administrativa 1 de Vila Velha-ES. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Graduação em Geografia. UFES. Vitória/ES. 2015. 103p.

ELK, A. G. H. V. Redução de emissões na disposição final. Rio de Janeiro: BAM, 2007.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Súmula da X Reunião Técnica de Levantamento de Solos. Rio de Janeiro, 1979. 83p.

FERNANDES, N.F.; AMARAL, C.P. Movimentos de massa: uma abordagem geológico-geomorfológica. In: GUERRA, A.J.T. & CUNHA, S.B. (Coords.), Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 123-194, 1996.

GAZOLA, V. Modelagem do Fluxo Subterrâneo na Região do Aterro Sanitário do Município de Rosário do Sul, RS. Trabalho de Conclusão Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Geológica. UFPel, Pelotas, 2018. 47p.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Dados estatísticos do Censo Demográfico 2010. Governo Federal. 2010. Disponível em: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/

_______. Manual do Usuário: Aplicativo Online IBGE-PPP. Brasília. 2017.

JAUD, M., PASSOT, S., LE BIVIC, R., DELACOURT, C., GRANDJEAN, P., LE DANTEC, N. Assessing the Accuracy of High Resolution Digital Surface Models Computed by PhotoScan and MicMac in Sub-Optimal Survey Conditions. Remote Sensing [online] 8/6. 2016.

RODRIGUES, L. I. de C.; SILVA, R. M. N. da. Uso do Vant no Aterro de Resíduos Sólidos do Jangurussu – Fortaleza, Ce – para Fins de Análise de Risco Potencial À Erosão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Geologia. UFC. Fortaleza, 2018. 61p.

SCHULER, A. R. Análise do comportamento de um aterro municipal de resíduos sólidos urbanos instrumentado. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010, 173f.

VALERIANO, M. M. TOPODATA: Guia para utilização de dados geomorfológicos locais. São José dos Campos: Inpe, 2008. 75 p.

WOLF, P.; DEWIT, B. Elements of Photogrammetry with Applications in GIS. New York: McGraw-Hill Education, 2004. 696 p.




AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4