Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do Paraná

Grain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná

Sueli Karling, Henrique Soares Koehler, Vânia Di Addario Guimarães

Resumo


O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados a uma Cooperativa na região de Guarapuava e a outra no município de Manoel Ribas. Produtores estes, bastante contrastantes no que se refere aos módulos produtivos, às questões sociais e culturais e consequentemente à eficiência técnica e administrativa. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, com variável dependente binária, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o aumento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A, em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total.


Palavras-chave


soja; milho; trigo; custeio; preço.

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ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
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