IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO NA GEOMETRIA HIDRÁULICA DE CANAIS FLUVIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CASCAVEL, GUARAPUAVA/PR

Oliveira,$space}Éderson Dias de (edersonjandaia@hotmail.com)
Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO
agosto, 2011
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Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar os impactos da urbanização em Guarapuava na morfologia de cursos fluviais na bacia hidrográfica do Rio Cascavel. As discussões foram centradas em cinco aspectos metodológicos principais sendo: mensuração dos aspectos geométricos das seções transversais abertas e fechadas; coleta e caracterização de sedimentos de leito; monitoramento do regime fluvial; identificação das classes de canalização e o mapeamento da expansão urbana de Guarapuava e das seções interceptadas por arruamento. A bacia do Rio Cascavel possui cerca de 40% da sua área ocupada pela urbanização de Guarapuava, sendo que vários canais de primeira ordem apresentam áreas de nascentes urbanizadas e/ou semi-urbanizadas. Esses canais fluem em subsuperfícies, revelando alteração não apenas pontuais das seções, mas também ao longo do perfil longitudinal. Os levantamentos revelaram que cerca de 30% dos trechos fluviais urbanos encontram-se canalizados, com alterações morfológicas que alteram a dinâmica dos fluxos. Várias seções fechadas sobrepostas por ruas apresentaram acúmulo de sedimentos (tecnogênicos e naturais), e de arbustos, favorecendo a diminuição da capacidade das seções, formando zonas de retenção de água nos eventos de chuva. A percentagem de sedimentos tecnogênicos das amostras de leito coletadas na área urbana apresentou pouca variação com uma mediana de 18,01%. Os levantamentos das propriedades geométricas dos canais urbanos evidenciaram desajustes morfológicos, com alargamento dos trechos urbanos cerca de três vezes maiores que os rurais. Os dados do monitoramento da vazão mostraram que a área urbana apresentou uma vazão específica 2,66 vezes a vazão da área rural, o que condiciona maior energia no fluxo e vazões máximas superiores potencializando alteração na geometria dos canais e a ocorrência de enchentes e inundações urbanas.