Avaliação da aprendizagem e institucional: promoção de visibilidade educativa e melhoria de qualidade de vida

Mariulce da Silva Lima Leineker, Maria Terezinha Pacco Valentini, Maria Regina da Silva Vargas

Resumo


O presente trabalho é resultado de pesquisas bibiliográficas buscando esclarecer o que é avaliação da aprendizagem e institucional em todos os níveis de ensino, tendo também como objetivo, conhecer as formas de avaliação que vêm sendo aplicadas nas escolas para medir a aprendizagem, e nas Universidades, para a avaliação institucional, abrangendo critérios e resultados. O processo de avaliação, tanto da aprendizagem, como a avaliação institucional, requer clareza nos objetivos pré-estabelecidos e que os mesmos sejam obrigatoriamente conhecidos por todos os envolvidos. Isso exige mudança de atitude para que se possa atingir boa qualidade, tanto profissional como pessoal. Para que essas metas sejam atingidas é necessário: infraestrutura compatível e recursos humanos capacitados para realização do trabalho. Sendo assim, a avaliação torna-se um elemento agregador e facilitador de transformações, buscando na instituição a boa qualidade de vida.

 


Palavras-chave


Avaliação; Instituições; Atitudes; Compromisso; Qualidade

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Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

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