Possibilidades e limites do ensino por área do conhecimento no curso de licenciatura em educação do campo da UNICENTRO: uma reflexão a partir da análise dos relatórios de estágio dos educandos da área de ciências da natureza e matemática

Valdirene Manduca de Moraes

Resumo


O trabalho contempla o debate sobre o ensino por área do conhecimento no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unicentro, a partir da análise dos relatórios de estágio supervisionado e vincula-se ao Projeto de Pesquisa Especial desenvolvido na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. O objetivo é compreender a organização do ensino por área do conhecimento no planejamento e execução do Estágio Curricular Supervisionado dos educandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências da Natureza e Matemática. O estudo é de abordagem qualitativa e a coleta de dados realizada a partir de consulta bibliográfica e análise documental. O eixo teórico compreende obras que versam sobre o tema proposto: ensino por área do conhecimento; formação de educadores do campo e estágio curricular supervisionado. Constata-se que o curso oferece subsídios teórico-metodológicos necessários para a realização das atividades de estágio nas escolas do campo. Percebemos a importância do estágio curricular para a formação dos educandos, pois é nesse contato com seu campo de trabalho, a escola, que os educandos/estagiários estabelecem as relações necessárias para a construção da prática pedagógica. Na análise dos relatórios de estágio, compreende-se a angústia dos educandos no planejamento e execução das aulas por área do conhecimento visto que as escolas são estruturadas por disciplinas. Porém reconhecem que é possível romper com esse paradigma, basta ter coragem e compromisso.


Palavras-chave


Formação de Educadores do Campo. Ensino por área do conhecimento. Estágio Supervisionado.

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