Revista Aproximação

A Revista Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade foi criada em 2019 e tem publicação semestral. É editada no âmbito do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Qualis 2017-2020: C   •   ISSN: 2675-228X

(Infelizmente nosso número de ISSN foi coletado de forma equivocada pela consulta tetraanual da Capes e as edições publicadas estão sob o ISSN 2675-258X para consulta de Qualis na Plataforma Sucupira)


Notícias

 

Chamada de trabalhos para edição #10

 

Tema: #10 - Design Educacional

Organizadora: Profª Drª Manuela Pires Weissbock Eckstein (Unicentro)

Prazo para submissão: 04/06/2023

Hoje, um dos maiores desafios da formação dos sujeitos está centrada em discutir diferentes formas de tratar intencional e sistematicamente um certo assunto. Neste ensejo, tratar sobre Design Educacional tem sido a pauta de inúmeras pesquisas que discutem planejamento, métodos e metodologias, situações didáticas, objetos de aprendizagem, recursos e interfaces digitais. Isso nos leva a discutir inúmeras experiências criadas para que a formação tenha sentido e significado.
Pensar na tarefa do professor, colaborando na criação de um design educacional para um curso, uma disciplina ou uma palestra, por exemplo, ressignifica o conceito de autoria e de docência. No caso das práticas de design educacional, ao mesmo tempo em que se reflete a noção de autoria, assumem-se questões de seus efeitos porque, mesmo preservando a autoria e também no caso da autonomia na produção de um processo de design em que se há a colaboração entre professores, técnicos e designers instrucionais e gráficos, equipes multidisciplinares e estudantes, há uma função conectiva e se criam modos de polissemia e de polifonia, contemplando a produção de saberes, nos quais as singularidades advêm da multiplicidade e os atores sociais são efetivamente partícipes da proposição de um percurso ou de uma trilha formativa (KNUPPEL e ECKSTEIN, 2022).
Diante disso, o propósito deste dossiê é discutir o desenvolvimento de ações de design educacional para as atividades pedagógicas que considerem o presencial e o virtual, em que professores e equipes multidisciplinares sejam produtores de trilhas formativas e trilhas de aprendizagem colaborativamente, com materiais educacionais que auxiliem, com mais eficiência, no ensino, num trabalho que envolva “diferentes áreas do conhecimento, distintas competências e está direcionado a estratégias mais adequadas aos diferentes tipos de aprendizagem” (SILVA; SPANHOL, 2014, p. 66).

 
Publicado: 2023-03-09 Mais...
 
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