TELETANDEM NA UENP: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE IMPLEMENTAÇÃO

Micheli Gomes de Souza

Resumo


O programa Teletandem de telecolaboração tem como objetivo promover o desenvolvimento linguístico e intercultural entre aprendizes de línguas de diferentes instituições. Por meio de sessões regulares via aplicativos de interação em áudio, vídeo e texto, como o Skype e o WhatsApp, aprendizes de língua inglesa, por exemplo, podem se comunicar com aprendizes de língua portuguesa de instituições internacionais para que pratiquem a língua nativa ou de proficiência um do outro. O objetivo do presente artigo é apresentar o relato de experiência de implementação do Teletandem no contexto da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Para tanto, apresento uma descrição do Teletandem, contemplando seus princípios, modalidades e papel dos mediadores. Além disso, descrevo as primeiras ações para sua implementação na UENP. A análise dos relatos e das ações de implementação indica os benefícios da prática telecolaborativa e os desafios institucionais e pedagógicos para sua implementação.

Palavras-chave: Teletandem. Telecolaboração. Aprendizagem de línguas. 


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