FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES NA ERA DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DA LEITURA EM SALA DE AULA

Fabíola Da Costa Leite, Adriana de Jesus Scholtz

Resumo


Vivemos a era da cultura digital com a presença de tecnologias nas diversas práticas de linguagem, modificando o processo de leitura. Por esse motivo, influenciam a educação e não podem ser ignoradas, pois facilitam e estimulam a leitura dos alunos. O que se percebe, dessa forma, é que jovens com faixa etária entre 12 a 18 anos já estão acostumados com o excesso e informações que chegam a toda hora via computador, celular, laptop, entre outros meios eletrônicos. Esse excesso de informações, se utilizado de forma eficaz, pode facilitar, na sala de aula, a formação de um leitor crítico e analítico, ou, dificultar e impedir que sejam realizadas leituras mais aprofundadas sobre determinados assuntos fazendo com que esses jovens se tornem leitores superficiais. Tomando tais considerações como ponto de partida, o presente estudo tem como objetivo principal identificar a influência que a internet provoca nos hábitos de leitura desses jovens e investigar como o professor pode utilizá-las de forma favorável, em sala de aula, para estimular a leitura. Para tanto, sendo de cunho qualitativo, partimos da metodologia de pesquisa analítica e documental e a teoria que dá suporte às nossas discussões advém de autores como Marcuschi (2004), Gadotti (2000), Lajolo (2011), Silva (2004), Valente (1993 e 1999), entre outros.

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