A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Dilma Heloisa Santos, Rodrigo Otávio Santos

Resumo


TRAINING OF THE FUTURE TEACHER: THE SUPERVISED INTERNSHIP

 

O cenário de pandemia do corona-vírus mudou as práticas pedagógicas do professor universitário que buscou metodologias para apropriar-se da nova situação de trabalho junto as tecnologias digitais. As estratégias das Metodologias Ativas integrando os recursos digitais foi um caminho para formar o futuro professor por conta do estágio ser remoto. Questionou-se se o estudo das estratégias das metodologias ativas colabora para multiletrar o acadêmico e auxiliar na formação do futuro professor dentro da disciplina de estágio supervisionado. Diante disso, este trabalho tem por objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas do professor universitário e a formação de professores referente as metodologias ativas. O desenvolvimento da perspectiva teórico metodológica dos multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000; NEW LONDON GROUP,1996) e seu diálogo com as metodologias ativas pode ser um caminho na formação inicial. Para tal, foi elaborado um projeto de formação sobre as estratégias das metodologias ativas com recursos tecnológicos como suporte. Em seguida, foi verificado se as estratégias ativas colaboram para multiletrar as acadêmicas por meio de um breve questionário aplicado a um grupo de acadêmicas de Letras Português-Espanhol. A análise do questionário foi realizada com base na metodologia da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). O estudo evidenciou a importância do professor de estágio apresentar diferentes metodologias aos acadêmicos, sobretudo com estratégias ativas integradas aos recursos tecnológicos. Na visão das acadêmicas as estratégias possibilitaram que elaborassem aulas visando a aprendizagem do aluno e seu protagonismo. Além disso, o multiletrar possibilitou aulas síncronas mais dinamismo e proporcionaram segurança às acadêmicas nas aulas remotas.


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Referências


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