A INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE PROCESSOS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA

Helena Lúcia Koch, Rosmeiri Aparecida Ribeiro Ferras

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo analisar quais são os aspectos positivos e negativos da informatização na gestão de processos na Administração Pública, com foco na Prefeitura Municipal de Rolândia. A justificativa para a seleção do tema ocorreu em decorrência da necessidade de aprimoramento do setor público, oferecendo novos recursos e acessos aos servidores e munícipes. O problema norteador foi a busca pela resposta de como as plataformas digitais podem favorecer os serviços públicos, considerando seus impactos positivos e também negativos. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa quantitativa, por meio de questionários e levantamento de amostras nas secretarias da Prefeitura de Rolândia. Os resultados apontaram para a importância da inovação por meio da informatização de processos que ocorreu por meio da implantação de uma plataforma digital demostrando uma otimização do trabalho, uma economia de impressão e redução de deslocamento de pessoal. Nesse sentido, evidenciou-se o desenvolvimento da administração pública por meio da inovação tecnológica, refletindo na prestação de serviços para a população de forma mais eficiente.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, E.; RASOTO, V.; CARVALHO, H. Gerenciamento de processos nas

Instituições Federais de ensino superior Brasileiras. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - RBPD., Curitiba. v. 7, n. 2, p. 171-201, mai/ago. 2018.

BRASIL. Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017. Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o cadastro de Pessoas Físicas – CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidas no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9094.htm. Acesso em: 22 dez. 2020.

BRASIL, IBGE. Portal Cidades: Panorama de Rolândia, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/rolandia/panorama. Acesso em: 10 de julho de 2021.

BRASIL. Gespública: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização: carta de serviços. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/242390. Acesso Dez 2020.

BIROCHI, Renê; Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. E-book. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/145396/1/PNAP%20-%20Modulo%20Basico%20-%20GP%20-%20Metodologia%20de%20Estudo%20e%20de%20Pesquisa%20em%20Administracao.pdf. Acesso em: 07 out. 2021.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Instituições, Bom Estado e Reforma da Gestão Pública. In: Ciro Biderman e Paulo Arvate (orgs.) Economia do Setor Público no Brasil. São Paulo: Campus Elsevier, 2004. p. 3-15. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/papers/2004/64.Insts-BomEstado_Reforma95-98.pdf. Acesso Dez 2020.

COSTA, M. P. T.; MOREIRA, E. A. Gestão e Mapeamento de Processos nas Instituições Públicas: um estudo de caso em uma universidade federal. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 162-183, janeiro 2018.

DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por Processos: Uma Abordagem da Moderna Administração. 4 ed. Editora Saraiva, 2014.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Princípio da legalidade. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e André Luiz Freire (coords.). Tomo: Direito Administrativo e Constitucional. Vidal Serrano Nunes Jr., Maurício Zockun, Carolina Zancaner Zockun, André Luiz Freire (coord. de tomo). 1. ed. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/86/edicao-1/principio-da-legalidade. Acesso em Dez. 2020.

FARIA, Luciana Jacques, Nova Administração Pública: O Processo de Inovação na Administração Pública Federal Brasileira Visto pela Experiência do “Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. In: XXXIII Encontro ANPAD. São Paulo/SP 19-23 de setembro de 2009.

GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

JÚNIOR, D. S. S; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, v. 15, p. 1-16, out. 2014.

MEDEIROS, Paulo H. R; GUIMARÃES, Tomás A. Mudança, Inovação e Aprendizagem em organizações no contexto da Administração Pública. Congresso Latino Americano de Escolas de Administração. Anais... PERU, 2003.

MELO, L.; MONTEIRO, D.; LINHARES, A. A gestão de processos na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Uma análise do processo de trabalho na Diretoria de Cálculos e Perícias do Município de Belo Horizonte. Anais do VIII SINGEP – São Paulo – SP – Brasil – 20 a 23/05/2020.

MOLARDI, R. M.; PONTES, A. T. Fatores Críticos de Sucesso em Iniciativas de BPM na Administração Pública. XX SemeAd seminários em administração. Nov. 2017.

MÜCKENBERGER, E.; TOGASHI, G. B.; PÁDUA. S. I. D.; MIURA, I. K. Gestão de processos aplicada à realização de convênios internacionais bilaterais em uma instituição de ensino superior pública brasileira. Produção. v. 23, n. 3, p. 637-651, jul./set., 2013.

OLIVEIRA, D. P. R. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.

PAIVA, MBM; FEITOSA, PPB; CABRAL, AC de Aquino; SANTOS, SM dos. Barreiras e facilitadores na gestão de processos de trabalho em instituição federal de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL 10 (4), 47-71, 2017.

RAMOS, Karoll Haussler Carneiro et al. Dificuldades e benefícios da implantação da gestão de processos em organização pública federal sob a ótica dos servidores. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 19, n. 4, p. 188-213,jul./set. 2019.

ROLÂNDIA. Prefeitura Municipal de Rolândia. Disponível em Acesso Nov. de 2021.

VASCONCELLOS, Eduardo. Estrutura das organizações: estruturas tradicionais, estruturas para inovação, estrutura matriciais. 4ed. São Paulo: Pioneira, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.