PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO REMOTO E AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: O QUE PRECISAMOS APRENDEER?

Andressa Neckel Ribeiro, Manuela Pires Weissböck Eckstein

Resumo


O presente trabalho investiga as práticas educacionais no ensino remoto e as competências digitais dos professores que atuaram nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o isolamento social causado pela Covid-19. A pesquisa buscou responder às seguintes perguntas: quais os desafios enfrentados pelos professores durante as aulas remotas? Os professores tiveram dificuldade em utilizar recursos e interfaces digitais? Os professores adaptaram suas práticas de ensino? Para atender a estas questões, analisou-se o discurso de dez professoras que responderam uma entrevista via Google Forms. De cunho qualitativo, bibliográfico e exploratório, os resultados apontaram que a competência digital dos professores durante as aulas remotas apresentou falhas e traduziu práticas do ensino presencial para o digital.

Palavras-chave: Práticas educativas; Ensino remoto; Competências digitais docentes.

Abstract:
The present work investigates the educational practices in remote teaching and the competences
of the teachers who worked in the Early Years of Elementary Education during the
social isolation caused by Covid-19. The research sought to answer the following questions:
what challenges do teachers face during remote classes? The teachers
had difficulty using digital resources and interfaces? Teachers adapted their
teaching practices? To answer these questions, we analyzed the discourse of ten teachers who
answered an interview via Google Forms. Qualitative, bibliographic and
exploratory, the results showed that the digital competence of teachers during
remote classes presented flaws and translated face-to-face teaching practices to digital.
Keywords: Educational practices; Remote teaching; Teaching digital skills.


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