ENSINO REMOTO: O DESAFIO DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA PANDEMIA DO COVID-19

Ketlin Thais Rodrigues dos Santos, Ernando Brito Gonçalves Junior

Resumo


Propõe-se a analisar as ações da atuação docente, vivenciadas pela implantação do ensino remoto, tais ações são decorrentes ao cenário de interrupção das aulas presenciais para conter a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Nesse trabalho são discutidos conceitos das ações pedagógicas e dos novos desafios referentes ao ensino remoto, com vistas a subsidiar e qualificar as práticas pedagógicas adotadas pelo docente referente ao ensino, com a implementação de atividades não presenciais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos, que tratam sobre o tema, subsidiando aos dados coletados na pesquisa de campo. Ressalta-se que os dados aqui analisados são frutos das práticas pedagógicas adotadas no ensino remoto. Nas conclusões aponta-se caminhos para delinear ações no contexto do ensino remoto que tende a permanecer até a reabertura das escolas para a retomada das aulas presenciais, no qual o mundo teve que reaprender as relações e interações sociais após a o afastamento social. A educação precisou se reinventar com as aulas ministrada remotamente, e passaram a acontecer nas salas de casa dos discentes, no qual o apoio familiar teve um papel importante no processo de aprendizagem de seus filhos. Sucedendo também a um olhar mais atento as prática pedagógica dos mesmos, levando a discutir a educação em seu momento mais difícil, quanto ao reaprender as técnicas pedagógicas com as tecnologias existentes.


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