METODOLOGIAS ATIVAS E ACESSIBILIDADE: POSSIBILIDADES E TENSIONAMENTOS DURANTE O ENSINO REMOTO

Camila Aparecida Wolf Melgaço, Ernando Brito Gonçalves Junior

Resumo


O período pandêmico fez uma reviravolta na educação abordando um ensino remoto emergencial pelo qual muitos professores não estavam preparados para darem aulas em frente a um computador sem interação presencial. Essa modificação de ensino durante esse período fez com que surgissem questionamentos de como esses professores atuaram e quais os tensionamentos encontrados durante esse ensino remoto com o questionário aplicado durante a pesquisa, mediante ao que sabemos muitos tiveram que readaptar seus métodos de ensino e buscamos identificar se os professores utilizaram as metodologias ativas ao seu favor, assim abordamos o ensino ativo como aliado ao trabalho docente tanto em sala de aula como nas aulas remotas articulando esse ensino não apenas na visão docente mas também na vida cotidiana do discente. O questionário aplicado apontou que alguns dos professorem utilizaram as metodologias ativas em seu planejamento, outros adaptaram a metodologia de ensino não focando apenas no ensino ativo, mas sim como já conheciam outras metodologias e ajustaram a sua didática vendo como a turma atingiria os objetivos propostos das aulas.

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