ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO ROTEIRO DE TURISMO RURAL CAMINHOS DO MARRECAS EM FRANCISCO BELTRÃO (PR)

Varlei Toller, Mirna de L. Medeiros

Resumo


O turismo rural no Brasil está crescendo devido à demanda urbana por contato com a natureza e cultura rural, enquanto os produtores rurais buscam valorizar seus produtos. No entanto, o setor enfrenta desafios na promoção de seus serviços. Neste contexto, as redes sociais se destacam como ferramentas importantes de comunicação e marketing empresarial, tornando-se essenciais para a competitividade das empresas. O objetivo do estudo é analisar o uso das redes sociais pelos empreendimentos do turismo rural Caminhos do Marrecas em Francisco Beltrão (PR). Isso inclui identificar as redes mais usadas, analisar suas postagens e obter a opinião dos empreendedores sobre as estratégias de comunicação adotadas. O estudo inicialmente abordou a relação entre turismo rural e redes sociais, baseando-se na literatura existente. Em seguida, conduziu-se um grupo focal com oito empreendimentos do Roteiro de Turismo Rural Caminho do Marrecas. Os resultados destacam algumas fragilidades na utilização das redes sociais pelos empreendimentos turísticos e ressalta a importância de um diálogo constante com os envolvidos para refletir sobre os resultados e criar estratégias para fortalecer o roteiro Caminhos do Marrecas.

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