PROGRAMA DE LINGUAGEM SIMPLES PODE INOVAR A COMUNICAÇÃO NO GOVERNO DO PARANÁ

Patricia Cristina Matuchewsk, Loide Salache Salache

Resumo


O serviço público costuma usar linguagem técnica ou jurídica em suas comunicações. Porém, essa não é a linguagem das pessoas comuns. O descompasso entre a maneira que emissor e receptor se comunicam acaba gerando prejuízo para o cidadão e a cidadã comuns, já que são essas pessoas que precisam acessar, compreender e usar as informações disponibilizadas pela administração pública. Este trabalho pretende mostrar que, a partir da criação de um programa de Linguagem Simples no Laboratório de Inovação da Celepar, seria possível começar um processo de mudança na linguagem usada nos textos dos serviços públicos. A pesquisa foi feita com base nos projetos de Linguagem Simples já existentes no Brasil e em trabalhos acadêmicos publicados. Foi necessário contextualizar o movimento e explorar materiais e casos existentes no país sobre os laboratórios de inovação. Ao longo do estudo, percebeu-se que a Linguagem Simples já é realidade em governos de vários países, mas ainda exceção no serviço público do Brasil. Por se tratar de uma inovação efetiva, que traz resultados, a Linguagem Simples uma vez implantada no Estado do Paraná, ajudaria as pessoas a entenderem o que o governo está comunicando.

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