TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: UMA VISÃO BÁSICA CONCEITUAL NECESSÁRIA PARA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS NA INCLUSÃO SOCIAL E NO ENSINO REGULAR

Claudiane Leite Mugnol, Fabio de Carvalho Cordeiro

Resumo


Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo verificar como ocorre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino regular. Para tanto a metodologia, de caráter qualitativo, parte de investigação sustentada por um referencial teórico, trazidos por Orrú (2001), Galderer (2007), Tamanaha, Perissinoto e Brasília (2008) dentre outros somada à análise dos argumentos presentes nas políticas de inclusão e na política nacional da educação especial sobre: o autismo, a descrição dos desafios dos alunos com esta singularidade e quanto a necessidade de uma formação adequada dos professores, a fim de que esta inclusão se efetive. Os resultados comparativos na literatura mostraram a necessidade que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária, a de que as estratégias em sala de aula e AEE de forma colaborativa são essenciais no processo de aprendizagem.

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