MARCOS POLÍTICOS-LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROMOÇÃO DA EQUIDADE, RESPEITO À DIVERSIDADE E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Mariana Catharino da Silva Devequi, Andréa de Paula Pires

Resumo


Este artigo objetiva investigar os marcos políticos da educação inclusiva e sua contribuição para a promoção da equidade, respeito à diversidade e valorização das diferenças no contexto escolar. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de natureza básica e, quanto aos procedimentos, é classificada como bibliográfica e documental, com os seguintes objetivos específicos: a) discorrer sobre os aspectos legais, históricos e conceituais da Educação Inclusiva; b) descrever a importância da escola na promoção da educação inclusiva; e c) compreender os conceitos de equidade, respeito à diversidade e valorização das diferenças e sua interface junto às políticas públicas. Por meio da análise das políticas públicas e de suas interfaces com a prática escolar, foi possível identificar estratégias que, embora ainda em desenvolvimento, apontam para caminhos promissores em direção à inclusão efetiva. A pesquisa conclui que, para que a inclusão seja plenamente realizada, é fundamental continuar a promover a formação e o suporte para educadores, além de fortalecer a aplicação das políticas inclusivas nas escolas.

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