Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCe) tem como missão publicar trabalhos científicos de alta qualidade que contribuam para o desenvolvimento na área de Ciências Sociais Aplicadas, relacionado às organizações públicas ou privadas.

 

As publicações devem ser em língua portuguesa, ou espanhola ou inglesa, de alta relevância e rigor científico de pesquisadores nacionais e internacionais, vinculados ao ensino superior, nas áreas de: Administração, Ciencias Contábeis, Economia, Secretariado Executivo e Direito.


A Revista é mantida pela Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO, com submissão gratuita aos autores. O publico-alvo da Revista é toda a comunidade acadêmica e científica, nacional e internacional.


Fogem do foco desta Revista os casos de ensino, revisão de literaturas e resenhas.

 

 

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Recebimento de artigos originais, oriundos de pesquisa científica.

Admite-se que o artigo já fora discutido em eventos científicos (seminários, congressos, etc.), e não publicado em periódico, mas o(s) autor(es) deve(m) destacar esse fato no ato de submissão.

No caso de uma submissão simultânea em periódico que for identificada o artigo será cancelado e arquivado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato Técnico

Recebimento de Relatos Técnicos originais, oriundos de resoluções de problemas nas empresas, com cunho científico.

Admite-se que o Relato Técnico já fora discutido em eventos científicos (seminários, congressos, etc.), e não publicado em periódico, mas o(s) autor(es) deve(m) destacar esse fato no ato de submissão.

No caso de uma submissão simultânea em periódico que for identificado o Relato Técnico será cancelado e arquivado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Capital Científico possui política de avaliação por pares cega (blind review), em que os nomes dos avaliadores (pareceristas), bem como dos autores permanecerão, ocultos.
Os avaliadores são pesquisadores especialistas reconhecidos pela comunidade científica nos temas das áreas específicas.

Os conteúdos originais são enviados a dois ou mais avaliadores externos, conforme a necessidade verificada pelo tema, e sem identificação de autoria para garantir um parecer isento, com imparcialidade!

O estudo que tiver duas avaliações recomendadas para publicação retorna para a Comissão Editorial para a aprovação final. Fica reservada à essa comissão o direito de realizarem pequenas alterações ou ajustes nos textos a fim de adequá-los às normas ou padrão de Revista Capital Científico, mas mantendo o estilo e conteúdo.


Critérios utilizados para Avaliação de Artigo/Relato Técnico/Ensaio Teórico

Para avaliação dos Artigos/Relatos/Ensaios, oriundo de pesquisa científica, abaixo é transcrito os aspectos, com respeito a cada um dos critérios dos quais os Avaliadores atribuem de um dos seguintes conceitos:

  • Muito Bom (se o aspecto estiver integral e adequadamente atendido);

  • Bom (o aspecto é considerado atendido, embora esse atendimento deixe a desejar em alguns pontos não essenciais);

  • Regular (o atendimento do aspecto deixou a desejar em pontos essenciais ou em número excessivo de não essenciais);

  • Omisso (o trabalho deveria contemplar o aspecto, mas não o faz);

  • Não se aplica (o aspecto não se aplica ao trabalho em avaliação).


1 - QUANTO À RELEVÂNCIA DO ARTIGO

1.1 - Contribui para o avanço do conhecimento na área científica, servindo como base para outras pesquisas?

1.2 - O problema estudado é importante para a àrea, apresentando novidade ou relevância científica (tema, teoria, método, resultado)?

2 - QUANTO À INTRODUÇÃO

2.1 - Identifica claramente o problema em discussão, fazendo uma discussão problematizada do contexto do trabalho realizado? Apresenta objetivamente os pressupostos do estudo?

2.2 - Apresenta e justifica a importância científica (essencial), social e econômica (não essenciais) de estudar o assunto?

3 - QUANTO ÀS REFERÊNCIAS

3.1 - Refletem o estado da arte sobre o objeto da investigação, fornecendo embasamento sobre proposições ou hipóteses do artigo, guardando relação lógica com os resultados do artigo?

3.2 - Apresenta às referências de acordo com a Normas da ABNT?*

3.3 - A revisão bibliográfica envolve apenas informações diretamente ligadas à investigação desenvolvida e suportam o conhecimento científico no âmbito do artigo?

4 - QUANTO AO MÉTODO

4.1 - A metodologia de investigação é adequada e está claramente definida e consistente com o(s) objetivo(s) do artigo?

4.2 - A metodologia foi adequadamente desenvolvida, incluindo a análise dos dados?

5 - QUANTO AO RESUMO

5.1 - O resumo apresenta objetivo da pesquisa, metodologia, questões levantadas, análise dos resultados e conclusões?

6 - QUANTO AOS RESULTADOS E INTERPRETAÇÕES

6.1 - A interpretação dos resultados está correta, considerando causas e efeitos e são apresentados de forma clara e objetiva?

6.2 - A interpretação dos resultados está sustentada de forma adequada no referencial teórico e adicionam conhecimento novo ou relevante à temática em investigação?

7 - QUANTO A CONCLUSÃO

7.1 - A discussão e as conclusões efetivamente decorrem dos dados e dos resultados e as respostas obtidas contemplam adequadamente as questões levantadas?

7.2 - Ao concluir a leitura e estudo do artigo, o leitor se sente compensado pelo tempo que dedicou?

8 - QUANTO ÀS QUESTÕES DE ESTRUTURA TEXTUAL? (Clareza, concisão e coerência)?

8.1 - A estrutura lógica do artigo está adequada? O texto é claro, coerente e bem organizado?

8.2 - O título do artigo reflete o conteúdo, não é demasiadamente ambicioso ou restrito e desperta o interesse para a leitura do texto?

8.3 - As palavras-chaves descrevem bem o artigo e são efetivamente as mais adequadas para recuperá-lo em buscas temáticas?

9 - QUANTO AS ILUSTRAÇÕES DO TEXTO (Desenhos, Figuras, Fotos, Imagens, Gráficos, Quadros e Tabelas)

9.1 - A forma escolhida para apresentar as informações (tabelas, quadros, gráficos, figuras) é a mais adequada e essas ilustrações são imprescindíveis e cumprem sua função demonstrativa?

9.2 - As ilustrações (quadros, figuras, gráficos, tabelas) estão bem construídas, claras, com chamadas no texto e legendas explicativas?

9.3 - O texto discute as ilustrações, não meramente repetindo as informações nelas constantes?

10 – COMENTÁRIOS DOS AVALIADORES - Outros comentários adicionais de pontos fortes e fracos atribuidos na avaliação em geral.

Faça sugestões ao(s) autor(es) para a melhoria do artigo. Considere o conteúdo (argumento, desenvolvimento, interpretação, metodologia e conclusão) e a forma (estrutura, legibilidade e linguagem).

 

Periodicidade

A revista tem periodicidade Trimestral e disponibiliza em formato eletrônico em arquivos tipo PDF e  HTML.

As Edições serão publicadas sempre no primeiro dia do trimestre.

Primeira Edição - Janeiro/Março publicada dia 01 de janeiro;

Segunda Edição - Abril/Junho publicada dia 01 de abril;

Terceira Edição - Julho/Setembro publicada 01 de julho;

Quarta Edição - Outubro/Dezembro publicada 01 de outubro.   

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta Revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuídos entre as bibliotecas participante e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração, com atribuição de arquivamento digital - DOI para os artigos publicados.

 

Qualis Capes

A revista está classificada no sistema de avaliação Qualis da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC/BRASIL) na seguinte área-avaliação:

- Administração, Ciências Contábeis e Turismo - B3

 

Qualis CAPES - Plataforma Sucupira

 

Comitê de Ética em Pesquisa e boas práticas em pesquisa

Os trabalhos que não atenderem ao Código de Ética do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNICENTRO, não serão aceitos para publicação.

Link do Comitê de Ética em Pesquisa 

A Revista utiliza também software para detectar plágios, sendo o resultado da verificação comunicado ao (s) autor (s), com os referidos relatórios das buscas com suas respectivas fontes.

Para a Revista Plágio é um termo cujo significado é copiar ou se apropriar de uma obra qualquer (um texto, foto, vídeo, música, etc) produzida por outra pessoa e assinar essa obra dizendo que é sua própria. Basicamente, o plágio acontece quando uma pessoa copia o trabalho de outra e não coloca os créditos para o criador original.

A verificação de plágio será feita utilizando softwares de verificação de plágio (por exemplo Plagius, Copyspider, entre outros).