Rede puxirão dos povos e comunidades tradicionais: Na construção da visibilidade social e na luta pelo reconhecimento dos territórios tradicionalmente ocupados

Thalyta Forquim Buco, Marcelo Zadra, José Carlos Vandresen

Resumo


O artigo apresenta a análise da invisibilidade social enfrentada pelos povos e comunidades tradicionais (PCTs). Traz o processo de construção da invisibilidade social desses povos que a séculos sofrem com a exclusão de políticas públicas. A presente pesquisa enfoca os povos e comunidades tradicionais do Paraná e a sua organização em rede, o que denota o protagonismo social desses sujeitos, que se articulam em prol da garantia e efetivação de seus direitos coletivos específicos. O texto procura discutir os motivos que levam a Rede Puxirão dos PCTs do Paraná a não possuir a visibilidade que necessitam, apesar de estarem mobilizados. A partir deste trabalho entende-se que a invisibilidade social é fruto de uma sociedade que estruturou-se com a concentração de propriedade privada e levou algumas parcelas da população a exclusão social, sendo que o que predomina é a aspiração de elites dominantes que agem de forma a reafirmar a invisibilidade enfrentada pelos PCTs.

Palavras-chave


Povos e Comunidades Tradicionais; Invisibilidade Social; Territórios Tradicionais; Conflitos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.