A Gestão dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) e as Consequências para a Sustentabilidade: as práticas de descarte dos usuários organizacionais

Carlos Alberto Frantz dos Santos, Luis Felipe Machado do Nascimento, Daiane Mülling Neutzling

Resumo


A pesquisa teve por objetivo analisar as principais consequências ambientais, sociais e econômicas decorrentes das práticas organizacionais de gestão dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo de múltiplos casos em três organizações de grande porte na região metropolitana de Porto Alegre (RS), sendo duas públicas e uma privada. Os dados foram coletados por meio de observação direta e entrevistas semiestruturadas com os gestores dos REEE destas organizações. Os resultados demonstram que, em relação às instituições públicas investigadas, a destinação dos REEE tem foco no ganho econômico com a comercialização em leilões, contudo o processo possui falhas graves como não possuir controles sobre o real destino e as reais consequências ambientais e sociais geradas por estes resíduos. Já em relação à instituição privada, esta é motivada por ganhos de imagem e atendimento às legislações, contudo é a única que aplica uma correta destinação destes resíduos. Observou-se também que a decisão sobre qual departamento organizacional deve gerir os REEE é fundamental para a definição das consequências para a sustentabilidade destas práticas. Por fim, observa-se que o gerenciamento dos REEE é ainda inicial e que muitas ações precisam ser tomadas para tornar todo este processo eficiente e sustentável.

Palavras-chave


Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos; Lixo Eletrônico; Logística Reversa; Gestão de Resíduos; Gestão da Sustentabilidade.



Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.