Impactos da crise financeira de 2008: Um estudo sobre as variações do coeficiente beta no mercado de capitais brasileiro

Flávio Ribeiro, Josilene da Silva Barbosa, Marcos Wagner da Fonseca, José Roberto Frega

Resumo


Com o objetivo de identificar os efeitos da crise financeira de 2008 no nível de risco de mercado, a presente pesquisa buscou analisar a existência de diferença entre as médias dos coeficientes beta dos modelos CAPM antes e após a crise. A amostra compreendeu 31 empresas participantes do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA). Após a realização dos testes paramétricos constatou-se que a amostra não apresentava característica normal. Diante disso, adotou-se o Teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis para testar a seguinte hipótese de pesquisa: H0- a crise financeira de 2008 não afetou o risco das empresas brasileiras que constituem o Índice Ibovespa. Os testes estatísticos indicaram que as empresas demonstraram uma redução do nível de risco após a crise, fato esse que contraria os resultados de alguns estudos da área. Em relação à análise dos setores, notou-se que dentre os 14 setores com representação na pesquisa, destacam-se os setores de água e esgoto, energia elétrica, siderúrgica e metalúrgica, transporte e serviços e veículos e peças que apresentaram diferença significativa entre as médias do risco entre os períodos pré e pós-crise.


Palavras-chave


Crise financeira mundial; CAPM; risco de mercado.



Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.