Movimentos sociais contemporâneos: Paradigmas teóricos e uma aproximação das mobilizações brasileiras de 2013 com o modelo occupy wall street

Daniele Prates Pereira, Fernando Henrique Baena Alli, Helio Gustavo Mussoi

Resumo


O presente artigo surgiu de indagações acerca das movimentações sociais contemporâneas, suas novas formas de expressão e apresentação no universo real e virtual. A partir deste olhar, tornou-se imprescindível discutir-se as concepções de movimentos sociais e suas diversidades de compreensões teóricas através de barreiras de tempo e espaço. O artigo se propõe então a analisar tais concepções, tentando verificar quais características estão presentes em movimentações como o “Occupy Wall Street”, dentre outros, como as ocupações das ruas brasileiras na busca de demandas sociais genéricas tomando espaços desde as maiores cidades até o interior. O objetivo maior será compreender os novos movimentos sociais e estabelecer traços comuns entre as configurações de manifestações de insatisfação social contemporânea. A coleta de dados será bibliográfica e a abordagem será realizada com base no método dedutivo.

Palavras-chave


Democracia. Movimentos Sociais.Occupy Wall Street. Organizações Reais e Virtuais



Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.