Atitude e intenção de compra de têxtil feito a partir de material reciclado: um estudo sobre a influência de atributo ecológico

Késia Rozzett, Chael Mazza, Leonardo Martins Prudente, Solange Alfinito

Resumo


O objetivo deste trabalho é verificar a atitude e intenção de compra de consumidores em relação a produtos têxteis com argumento ecológico. Diante dos problemas ambientais e sociais desencadeados pelas decisões tomadas dentro e fora das organizações, surge o desafio de alcançar a sustentabilidade. Nesse âmbito, as empresas vêm se aproveitando da tendência pró-ambientalista para vender mais seus produtos e pesquisas empíricas vêm mostrando que há indivíduos dispostos a modificar alguns de seus hábitos em prol da causa ambiental. Com base nessas premissas, foi realizado um pré-experimento com 147 participantes que avaliaram sua atitude, intenção de compra e preferência em relação a um tecido 100% algodão e um outro feito com 50% de garrafas PET recicladas e 50% algodão, com ausência (O1) e presença (O2) da identificação da matéria-prima do tecido. Os resultados mostraram que há preferência pelo tecido reciclado em relação ao 100% algodão em ambas as observações (χ2=0,250; p=0,617) e que a opinião sobre o tecido 100% algodão é consideravelmente mais positiva quando há identificação do tecido (Z=-6,807; p<0,001). O trabalho contribui para a literatura acadêmica crescente sobre atitudes e produtos ecológicos e sugere uma oportunidade mercadológica em relação à comercialização de tecidos com matéria-prima reciclada.

 


Palavras-chave


Reciclagem; consumo sustentável; comportamento do consumidor



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