Aprendizagem organizacional e intraempreendedorismo: aproximações com olhar no projeto Mostra Algar Inovação

Paulo Henrique Martins Desidério, Ibsen Mateus Bittencourt, Carlos Antonio Cardoso Sobrinho

Resumo


A aprendizagem nas empresas possui debates nos níveis individual, de grupo e organizacional. Outro recorte se encontra na aprendizagem formal constituída pelas diretrizes empresariais e a informal no nível de equipe que se estabelece por interesses comuns entre os membros. Pela abordagem do empreendedorismo corporativo, a percepção das ações de aprendizagem do indivíduo e da equipe na formação de negócios intraempreendedores pode ser apresentada como uma lacuna teórica. Por esse contexto, esta pesquisa objetivou compreender as relações de aprendizagem informal em um projeto intraempreendedor que estimula a formação de equipes para desenvolverem soluções inovativas. Com isso, a pesquisa teve uma orientação qualitativa e exploratória com o estudo de caso no projeto Mostra Algar Inovação que estimula geração de ideias para alavancagem de receitas ou redução de custos. Esse projeto é caracterizado como um programa de gestão de processos estabelecido há treze anos na organização e aberto à comunidade. A relevância deste trabalho esteve na identificação de pontos convergentes das linhas teóricas de intraempreendedorismo e aprendizagem organizacional. Os resultados mostram adesão das equipes no compartilhamento de experiências e aprendizagem entre os membros, estimulados por sistemas de recompensas e reconhecimento institucional.


Palavras-chave


Intraempreendedorismo; Inovação; Aprendizagem Organizacional



Direitos autorais 2016 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.