Características dos intangíveis identificáveis e do goodwill reconhecidos nas combinações de negócios realizadas nas empresas de capital aberto Brasileiras

Maíra Melo de Souza

Resumo


Nas combinações de negócios podem ser reconhecidos intangíveis identificáveis e o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) adquirido na transação. Tais recursos alcançam, em algumas transações, proporções relevantes que representam valor significativo em relação à contraprestação relativa à operação. O objetivo desta pesquisa é apresentar as características dos intangíveis identificáveis e do goodwill reconhecido nas combinações de negócios realizadas nas empresas de capital aberto brasileiras. Para isto, foram analisadas 202 combinações de negócios realizadas entre o período de 2010 e 2013. Os resultados demonstram que as empresas fornecem um baixo nível de informações sobre os fatores que compõem o goodwill reconhecido, utilizam textos genéricos para indicar os fatores que compõem o goodwill reconhecido e não evidenciam a natureza dos intangíveis identificáveis reconhecidos nas combinações de negócios.

Palavras-chave


Ativo Intangível identificável; Goodwill; Combinação de negócios



Direitos autorais 2016 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.