Visão Baseada em Recursos: estudo do impacto da crise financeira na heterogeneidade do desempenho das empresas brasileiras de capital aberto

Flávio Ribeiro, Luciano Márcio Scherer, Aline Andrade Barbosa da Silva

Resumo


Este trabalho se dispõe a verificar o impacto da Crise Financeira de 2008 na heterogeneidade do desempenho das empresas brasileiras de capital aberto entre 2004 e 2013. A partir de uma amostra composta por 331 companhias de capital aberto não financeiras, esta pesquisa quantitativa, descritiva e documental realizou testes de diferenças de médias em três medidas de desempenho. Os indicadores de rentabilidade das empresas listadas na BM&FBovespa, retorno sobre o ativo, retorno sobre o patrimônio líquido e taxa de crescimento das vendas, foram calculados a partir de dados do provedor de informações para o mercado financeiro, Bloomberg™. Os produtos da pesquisa revelam a taxa de crescimento das vendas como variável mais sensível às repercussões da crise financeira mundial, em que se constataram diferenças estatisticamente significativas para sete de nove setores estudados. Os testes de heterogeneidade entre os setores demonstram diferenças entre estes, todavia sem grandes dispersões nos escores individuais. Considera-se, pois, que há evidências de heterogeneidade do desempenho das empresas analisadas, sendo consistentes com as constatações de McGahan e Poter (1997) e Eriksen e Knudsen (2003).

Palavras-chave


Heterogeneidade; Crise Financeira; Desempenho.



Direitos autorais 2016 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.